Representantes da European Energy desenvolvem parques eólicos e solares em várias partes do mundo, inclusive no sertão de Pernambuco
O diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Roberto Gusmão, recebeu, na manhã desta quarta-feira (24), uma comitiva liderada pelo diretor de Negócios da European Energy, Jens Ole. Os representantes da empresa, de origem dinamarquesa, conheceram as instalações portuárias e acompanharam o funcionamento do atracadouro pernambucano, além dos projetos que estão em andamento para expansão da zona industrial portuária. O presidente do Sindaçúcar, Renato Cunha, também participou da visita ao porto.
A European Energy, que é especialista em soluções sustentáveis como combustíveis verdes e parques eólicos e solares, desenvolve projetos em várias partes do mundo, vislumbrando a possibilidade de também instalar uma unidade de metanol a partir do hidrogênio verde em Suape. O grupo, além de conhecer a zona industrial portuária, visitou a nova Torre de Controle do porto.
![]() |
![]() |
“Queremos atrair grupos empresariais que agreguem soluções sustentáveis para o meio ambiente, a exemplo da produção de hidrogênio verde, o combustível do futuro, a partir de energia limpa. A ideia é colocar Pernambuco na vanguarda desse segmento, tendo o Porto de Suape como protagonista dessa nova matriz energética no país. As expectativas são as melhores possíveis e várias empresas vêm demonstrando interesse em desenvolver projetos no complexo”, afirma Roberto Gusmão.
De acordo com o diretor de Gestão Portuária de Suape, Paulo Coimbra, mais de 23 mil embarcações circulam, por ano, pela costa pernambucana e a posição estratégica do porto poderá transformá-lo num ponto para abastecimento dos navios com combustível limpo. “Estamos trabalhando arduamente para dotarmos o complexo da infraestrutura necessária à produção do combustível do futuro”, enfatizou.
A European Energy foi fundada em 2004 e conta, atualmente, com 450 colaboradores distribuídos em 15 países, incluindo o Brasil. A empresa, especializada na produção de energia limpa, desenvolve parques solares e eólicos em larga escala, envolvendo as comunidades locais nos projetos e adotando as melhores práticas ambientais para proteção da biodiversidade e da população onde atua. Em Pernambuco, o grupo dinamarquês desenvolve projetos de energia limpa em vários municípios sertanejos.