Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Suape incentiva qualificação de profissionais para atendimento às empresas do complexo

Notícias

Suape incentiva qualificação de profissionais para atendimento às empresas do complexo

|    Institucional

A primeira agenda do convênio com o Sebrae reuniu representantes de micro e pequenos negócios para conhecerem os objetivos e a metodologia do projeto de encadeamento produtivo

 

quali1

 

“Hoje é o início de uma grande jornada e a abertura de muitas portas para nós, pequenos empresários da região. Tenho certeza de que esse projeto vai melhorar  o meu negócio”, comemorou Graziele Martins, 35 anos, proprietária da Donna Grazi Confeitaria, localizada no distrito de Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho. Ela é uma das 25 representantes de micro e pequenas empresas integrantes da primeira reunião de trabalho do Projeto Encadeamento Produtivo.

 

quali4

 

A iniciativa é fruto de um convênio entre o Complexo Industrial Portuário de Suape e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PE) e tem por finalidade capacitar fornecedores para as empresas do território estratégico da estatal. A parceria foi assinada na edição 2022 do Suape Conecta, realizado no Cais do Sertão, no Bairro do Recife, em junho passado, evento que reuniu dezenas de empresários que atuam na região.

A primeira agenda de trabalho aconteceu no centro administrativo de Suape, no dia 19 deste mês, e contou com a participação de micros e pequenos empresários (MPE’s) do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca. Eles tiveram a oportunidade de conhecer os objetivos e a metodologia que serão aplicados no treinamento.

Entre as metas estabelecidas estão a melhoria da gestão e a capacidade de inovação tecnológica do público-alvo; promoção da integração entre todos os elos da cadeia de valor das empresas do complexo e o aumento da competitividade e da sustentabilidade das empresas atendidas, com as oportunidades de negócios gerados.  O projeto terá duração de 12 meses, com previsão de encerramento em julho de 2023. O investimento é de R$ 367,8 mil.

 

quali3

 

Segundo o gerente regional do Sebrae, Alexandre Alves, o projeto é uma iniciativa pioneira de fomento para a economia local. “Nós já realizamos projetos anteriores com grandes empresas focados nas suas demandas diretas, mas aqui em Suape está se abrindo um leque muito maior. A nossa pretensão é qualificá-los para que possam alcançar não só uma empresa, mas todas aquelas instaladas no complexo, tornando-se futuros fornecedores”, explicou. De acordo com ele, cada pequeno negócio terá atendimento especializado, com consultores capacitados dando condições de adequação às exigências de clientes com padrão de qualidade internacional.

 

quali2

 

Para o diretor de Desenvolvimento de Negócios de Suape, Luiz Barros, o Projeto de Encadeamento Produtivo reforça o compromisso do atracadouro com o fomento à economia no território estratégico. “Apesar de ser uma empresa pública que precisa apresentar resultados, Suape tem como compromisso investir na atividade econômica local. Não podíamos nos eximir de promover ações que ajudassem a incentivar e a desenvolver a produção de fornecedores locais”, pontuou. 

EXPECTATIVA

José Antônio, 48 anos, representante da empresa RL Refeições, de Ipojuca, demonstrou entusiasmo em participar do Encadeamento Produtivo. Para ele, a iniciativa conjunta do Complexo de Suape, do Sebrae e das Prefeituras do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca,  beneficiará os pequenos e médios empresários participantes do programa.  “Para nós, será muito bom e vai alavancar a economia da região. Essa é uma grande oportunidade para fazermos novos negócios. Hoje já tivemos a oportunidade de manter contatos com outros tipos de empreendimentos, para os quais podemos fornecer vários produtos”, avaliou.

 

quali5

 

PARCERIAS

O Projeto Encadeamento Produtivo seguirá a linha de outras parcerias bem-sucedidas entre o Complexo de Suape, o Sebrae e prefeituras. Uma das grandes iniciativas que vem transformando a vida de comunidades dos municípios da área de influência do atracadouro é o Suape Incentiva, que estimula o empreendedorismo, a capacitação profissional e a geração de emprego e renda.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Ipojuca, Puran Medeiros, presente na abertura dos trabalhos da nova parceria, reforçou a importância dos programas de qualificação profissional. “Projetos como esses são uma oportunidade única para mudar a trajetória de pequenos e médios comerciantes, seja através da qualificação do negócio ou estimulando o empreendedorismo, tornando os profissionais capazes de buscar novos caminhos para seus negócios”, ressaltou.

Ouvidoria

Redes Sociais

Please publish modules in offcanvas position.

X