O complexo portuário foi destaque no último dia do evento durante debate sobre os benefícios do desenvolvimento sustentável
O Complexo Industrial Portuário de Suape marcou presença no I Encontro Regional ICLEI Amazônia: governos locais e desenvolvimento urbano sustentável. O evento, sediado na cidade de Barcarena, no Pará, teve como objetivo potencializar ações locais com foco na criação de oportunidades e na demonstração do compromisso com o desenvolvimento sustentável.
A coordenadora de Desenvolvimento Ambiental e Responsabilidade Socioambiental de Suape, Rafaella Viana, representou, na manhã de quarta-feira (3), o atracadouro pernambucano no painel “Desenvolvimento Industrial, Logístico e Portuário aliado aos Pactos Mundiais de Sustentabilidade”, apresentando os projetos de sucesso desenvolvidos pela estatal.
Durante a apresentação, Rafaella falou sobre os principais projetos de Suape que reforçam o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável. Entre eles, o Carbono Neutro, que está elaborando inventário para quantificar o estoque de carbono na Zona de Preservação Ecológica do complexo, além da implantação do Compliance Climático, que prevê várias ações, a exemplo da mensuração da emissão de gases de efeito estufa nos oito municípios do território estratégico de Suape.
Ela também anunciou o plano de implantação de usinas para a produção de hidrogênio verde no complexo e os projetos de inclusão socioprodutiva como o Suape Incentiva e o Quintais Ecoprodutivos. “Nosso objetivo aqui é contribuir com a luta do ICLEI, trazendo exemplos sobre o que estamos fazendo em Suape para o desenvolvimento industrial, logístico e portuário aliado aos principais pactos mundiais. Nós esperamos que o resultado positivo do nosso trabalho possa inspirar o público presente por meio da troca e de boas práticas”, explicou Rafaella Viana.
Segundo ela, a estatal está trabalhando para implementar uma plataforma ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa) sólida e forte, integrada com todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Participaram do painel o secretário municipal de Portos, Logística e Energia de Barcarena, Alexandre Carvalho; e a analista portuária e meio ambiente da Companhia Docas do Pará, Roberta Andrade. O encontro teve início no dia 1° de agosto e contou com a participação de representantes de governos subnacionais, universidades, setores privados e organizações do terceiro setor.