Evento virtual contou ainda com homenagem póstuma ao professor Fábio Hazin, que dedicou a vida profissional ao estudo dos tubarões
Para marcar o Dia Mundial do Oceano, celebrado nesta quarta-feira (8) em diversos países, o Complexo Industrial Portuário de Suape organizou uma programação especial. Pela manhã, foi realizado evento virtual com direito a seminário, debate, exibição de vídeos e ao lançamento de novo edital para a certificação do selo “Terminal Amigo do Oceano”. Além disso, os participantes fizeram uma homenagearam póstuma ao professor e cientista Fábio Hazin, que dedicou grande parte de sua vida profissional ao estudo da vida marinha, sobretudo a dos tubarões.
A programação teve início com o seminário “Economia Azul: como conciliar a economia do mar com o ‘oceano que queremos’ no contexto da atividade portuária”, sob o comando do diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, Carlos Cavalcanti. Além do representante da estatal portuária, participam a professora Mirella Costa, doutora em oceanografia pela Universidade de São Paulo (USP) e docente do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Gabriel Paschoal, oceanógrafo e diretor da Hidromares; o engenheiro de pesca e professor da UFRPE José Carlos Pacheco, coordenador do projeto Megamar; a bióloga Rosana Silveira, coordenadora do Instituto Hippocampus; e o engenheiro civil Djair Falcão, diretor da DBF Planejamento e Consultoria.
Cada um dos convidados fez uma breve exposição sobre ações desenvolvidas junto à autoridade portuária e, no final do evento, participaram de um de debate sobre o tema central do seminário. O dia ainda contou com o lançamento da segunda edição do edital para a certificação do selo “Terminal Amigo do Oceano Professor Fabio Hazin”. A honraria foi concedida a três terminais do porto organizado de Suape em 2021: Decal Brasil, Tecon Suape e Pandenor. Para recebê-la, os terminais aptos são avaliados em critérios que contemplam a gestão ambiental portuária.
Para finalizar a programação, foi prestada homenagem ao professor Fábio Hazin. O engenheiro de pesca tinha mestrado e doutorado pela Tokyo University of Marine Science and Technology, no Japão; e pós-doutorado pelo Southeast Fisheries Science Center de Miami, nos Estados Unidos. Ele faleceu, há um ano, em consequência da covid-19. O ponto alto da honraria foi a participação de Gabriela Hazin, filha do professor, que ficou bastante emocionada. “Gostaria de agradecer a vocês por todas essas homenagens. É muito importante ver que o trabalho dele segue vivo e influenciando tanta gente”, ressaltou.
Para assistir ao evento, acesse: https://drive.google.com/file/d/1PULsPmC0xNPcTDvNBjiAMrTR09cOIgyV/view?usp=drivesdk