As atividades fazem parte da Semana do Meio Ambiente, promovida pelo complexo portuário
Para incentivar a reflexão sobre os danos ambientais causados pelo descarte incorreto de resíduos sólidos, a Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape vem promovendo, ao longo desta semana (6 a 10 junho), uma série de atividades na Escola Joaquim Nabuco, localizada na comunidade Engenho Massangana, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. Cerca de 200 alunos do ensino fundamental (5º ao 9º ano) estão sendo contemplados com a iniciativa. A ação de responsabilidade social faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente de Suape 2022.
Com muita descontração, educadores vêm apresentando o tema de forma lúdica com jogos e explanações sobre os problemas provocados por má gestão desses resíduos. Pela manhã, os alunos participam de atividades em sala de aula, com exibição de filmes, realização de jogos e fabricação de brinquedos com material reciclável, além de conhecerem outras formas de reutilização dos resíduos descartados. À tarde, colocam a mão na terra e preparam uma horta suspensa com a utilização de garrafas PET, que permanecerá na área externa da escola.
Para a professora do 5º ano Mirian Alves da Silva, ações como essas estimulam os alunos a compartilharem os novos conhecimentos com os familiares, além de estimular o interesse pelo que está sendo ensinado na sala de aula, “Eles ficam muito empolgados com a possibilidade de poderem usar esse tipo de material em casa, fazendo ornamentações nos jardins e organizando hortas”, comentou, entusiasmada.
A aluna do 5º ano Liane Yasmim dos Anjos, de 10 anos, ficou bastante concentrada nas explicações dos educadores e se mostrou animada com o novo aprendizado. “Achei muito legal aprender o que podemos fazer com esses materiais. Agora, quero criar arte em casa com os produtos descartados”, comentou. O último dia de atividades, nesta sexta (10), será marcado com a instalação da horta suspensa na área externa da escola.