Foram realizados, durante a vistoria, estudos de viabilidade para acesso de viaturas de grande porte em casos de incêndio na área industrial e possíveis resgates aéreos
Para evoluir nas respostas de emergências em terra, o Complexo Industrial Portuário de Suape vem recebendo, desde de quarta (27/04), uma comitiva do Corpo de Bombeiro Militar de Pernambuco (CBMPE). A visita tem por objetivo fazer o reconhecimento prévio da área do Porto Organizado, assim como de algumas das empresas arrendatárias, para observar as operações, riscos e acessos *com equipamentos de grande porte. O grupo, composto por 15 militares dos quartéis do Recife e de Suape, foi acompanhado pelas equipes de resposta à emergência em terra e pela gestão dos planos de resposta à emergência, com apoio dos colaboradores dos setores de segurança e operações portuárias.
Nesta quinta (28), a comitiva realizou estudo prévio de viabilidade para acesso do caminhão auto plataforma na área portuária, em possíveis cenários de incêndio. A viatura, de fabricação finlandesa, é um equipamento sofisticado que pode atingir até 66 metros de altura, sendo específica para combate a incêndios em áreas industriais. “É a primeira vez que veículos deste porte, com a finalidade de atendimento, tem acesso à área portuária de Suape. Para nós, isso é uma grande conquista. Sempre trabalhamos para evoluir nas respostas de emergência em terra e agora estamos conseguindo, depois de muito esforço”, comentou Carolina Loyo, coordenadora de Recursos Humanos de Suape.
O ponto de partida para a visita foi o quartel do CBMPE em Suape, onde foi realizada a integração das equipes e apresentado o plano de visita. O comboio seguiu, inicialmente, pela rota de fuga, passando pelo setor de operações de granéis líquidos. Lá, houve uma pausa no mirante para uma breve explicação sobre o funcionamento do sistema de reserva de incêndio. Na sequência, a comitiva se deslocou para o Cais 4 e Centro de Prontidão Ambiental - Base Terra, onde ocorreu troca de experiência quanto aos materiais usados nos atendimentos de emergência no complexo.
Para o tenente-coronel Cristiano Corrêa, comandante do Grupamento de Bombeiros de Incêndio do CBMPE, o objetivo da corporação é observar a operabilidade do equipamento no complexo portuário, verificando onde o mesmo pode transitar e ser estabilizado para utilização. “Esse tipo de evento é fundamental para que, em operações reais, nós tenhamos tudo devidamente mapeado. Como consequência, isso torna a operação mais exitosa”, pontuou.
O militar ressaltou a importância da parceria direta entre o Corpo de Bombeiros e a administração da estatal. “Essa integração permite a intensificação dos trabalhos para melhoria na segurança contra incêndio e salvamento no complexo. Estamos sempre à disposição para que essa ação conjunta seja cada vez mais pujante”, enfatizou.
O reconhecimento da área teve início na quarta-feira (27), com a chegada das viaturas ao porto e visita da comitiva do CBMPE à Refinaria Abreu e Lima (Rnest). Além da vistoria e avaliação do território de Suape, nesta sexta-feira (29), será realizado sobrevoo com a equipe do grupo tático aéreo da corporação. A ideia é evidenciar quais são os melhores locais para funcionar como helipontos de emergência, a fim de resgatar, com a maior brevidade, possíveis vítimas de acidentes em geral.