As empresas pretendem elaborar memorando de entendimento tripartite, na intenção de analisar a viabilidade da iniciativa, utilizando a rede de distribuição da companhia de gás
O diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Porto de Suape, Carlos André Cavalcanti, participou de encontro com o diretor técnico-comercial da Companhia de Gás de Pernambuco (Copergás), Fabrício Bomtempo; e o diretor de Operações da Qair Brasil, Gustavo Silva, para tratar de uma parceria das empresas no projeto-piloto para produção de hidrogênio verde no Estado. O produto seria destinado, por meio da rede de distribuição da Copergás, aos clientes industriais da companhia na região de Ipojuca, um dos oito municípios localizados no entorno do complexo portuário.
Na reunião, ficou definida a elaboração de um memorando de entendimento entre as três empresas com o intuito de analisar a viabilidade do projeto. “Entendemos que o hidrogênio verde é uma alternativa energética que se viabilizará nos próximos anos, e nós, dentro do compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade, temos todo o interesse em fomentar a produção de gás de origem renovável e demonstrar as potencialidades de Pernambuco, visando a atração de novos investimentos”, pontuou Fabrício Bomtempo. Com a celebração do memorando, nova reunião será realizada para o início dos estudos.
"A construção e a formalização dessa parceria tripartite é fundamental para o desenvolvimento da cadeia de produção do hidrogênio verde no Complexo Industrial Portuário de Suape”, afirmou Carlos Cavalcanti. “Com isso, pretendemos aprofundar os estudos de viabilidade econômica de mercado futuro, visando estruturar a escala de produção, o armazenamento e a distribuição progressiva por meio de rede de dutos da Copergás no complexo, e tendo como ponto de partida uma unidade de produção em pequena escala", completou.
A Qair Brasil é subsidiária do grupo multinacional francês Qair International, que atua em 17 países com projetos na área de desenvolvimento sustentável e transição energética. Na estrutura do grupo, a subsidiária brasileira ocupa posição de destaque, porque está à frente de projetos de hidrogênio verde.
Em Pernambuco, a Qair já está com um grande projeto em desenvolvimento no Porto de Suape, onde o investimento do grupo pode chegar a R$ 20 bilhões. A capacidade prevista é de 2.240 MW, com produção de 488 mil toneladas/ano. O projeto será instalado em duas áreas, com aproximadamente 110 hectares. “A configuração final de cada projeto será definida a partir de resultados e conclusões dos estudos de viabilidade em curso”, afirma material de informação da Qair Brasil, que vê o país com potencial para tornar-se no futuro “um dos principais players mundiais” na produção de hidrogênio verde.
Em outubro do ano passado, o presidente do grupo Qair International, Louis Blanchard, esteve na estatal, sendo recebido pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, e pelo diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão.
Participaram da reunião, pela Copergás, Fábio Morgado, assistente da Diretoria Técnico-Comercial; Rafael Mendes, gerente da GMAR (Gerência de Medição e Análise de Rede), e Carlos Eduardo Santos, gerente da GCVI (Gerência de Comercialização Veicular e Industrial). Pelo Porto de Suape, além de Carlos Cavalcanti, esteve presente também o coordenador de Monitoramento e Licenciamento Ambiental, Rodrigo França Xavier.