A visita técnica da delegação composta por entidades ligadas ao meio ambiente ocorreu na manhã desta sexta-feira (18). Durante o encontro, os visitantes conheceram as estratégias socioambientais da estatal portuária
Com o olhar voltado para a promoção de parcerias e intercâmbio de experiências em sustentabilidade, o Complexo de Suape avança nas agendas ambientais. Nesta sexta-feira (18), o time da estatal portuária recebeu, para uma visita técnica, integrantes da Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente (Abema), do Fórum dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27) e do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade. Promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, o encontro fez parte das atividades da I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (Cirsol).
A abertura da programação, realizada no auditório do Centro Administrativo da estatal portuária, contou com a presença do secretário-executivo do ICLEI para a América do Sul, Rodrigo Perpétuo; do coordenador do CB27, Carlos Ribeiro; e do presidente do Idema e segundo secretário da Abema, León Aguiar. O diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, Carlos Cavalcanti, e a secretária-executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Inamara Mélo, apresentaram a estratégia socioambiental do complexo e a política ambiental do Estado, respectivamente. Na sequência, a delegação conheceu o Centro de Prontidão Ambiental Base Mar, na área portuária, e depois foi até o Viveiro Florestal, um dos principais projetos para recuperação e restauração da Mata Atlântica do território.
Para Carlos Cavalcanti, a visita foi uma oportunidade de trocar e expor as novas ideias sobre as estratégias socioambientais, como o projeto Suape Carbono Neutro e a planta de Hidrogênio Verde, lançados recentemente. “Nós temos algumas metas ousadas para a recuperação e preservação do meio ambiente. A iniciativa de receber as delegações foi para mostrar, na prática, um pouco do que estamos fazendo”, esclareceu. O diretor aproveitou a ocasião para apresentar o APP Suape. A nova ferramenta é o começo da transformação tecnológica do atracadouro pernambucano, um dos mais modernos do país.
Durante a apresentação da política ambiental de Pernambuco, Inamara Mélo pontuou que o Porto de Suape foi escolhido para a realização da visita técnica por ser uma empresa que está afinada com o trabalho da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade. “Nós estamos em um dos principais portos públicos do país, que é líder nacional em diversas operações e tem quase 60% do território voltado à preservação ambiental, com planos bastante ousados para melhorar sua responsabilidade socioambiental’, explicou. Para ela, Suape é uma boa demonstração da preocupação do Governo do Estado com a questão ambiental.
O segundo secretário da Abema, Léon Aguiar, ressaltou a importância da realização de agendas que ofereçam trocas de experiências e tragam resultados positivos, para serem repassados mais adiante. “Nós sempre tentamos perseguir melhorias, coisas que vão beneficiar o meio ambiente e a população. Essa visita ao porto foi muito positiva para que a gente tenha um outro olhar sobre o que está sendo realizado. São momentos como esse que nos fazem revisar e pensar em novas práticas para melhorar as políticas ambientais”, comentou. Após a visita, a delegação retornou ao Recife para a cerimônia de encerramento da Cirsol.