Durante a visita, militares foram apresentados ao aplicativo da estatal portuária, ao Projeto de Carbono Neutro e ao plano de implantação de usinas para produção de hidrogênio verde no Complexo Portuário Industrial
O Programa de Inovação de Suape, lançado em fevereiro passado, foi apresentado, na manhã desta terça-feira (8), ao comando da Marinha do Brasil, durante visita da comitiva militar ao Centro Administrativo da empresa. Recepcionados no saguão do edifício pelo diretor-presidente da estatal, Roberto Gusmão; além de mais cinco diretores do porto, o comandante-geral da Marinha, almirante Almir Garnier Santos, e mais 8 integrantes da corporação, conheceram os principais projetos de Suape, a exemplo do aplicativo que deu o pontapé inicial nas ações de inovação tecnológicas para transformar o atracadouro num dos mais modernos e eficientes do país, o recente lançamento do projeto Suape Carbono Neutro e o plano de implantação de usinas para produção de hidrogênio verde no Complexo.
O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém, também participou do encontro. Por meio de um convênio, a corporação vai instalar no Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti um busto do Almirante Tamandaré, o patrono da Marinha do Brasil. O lendário militar (1807-1897) combateu em todas as lutas do Império, entre elas as “Guerras da Independência”, a Confederação do Equador (Pernambuco) e a Guerra do Paraguai. De acordo com Keko, a ideia é transformar o monumento, de 2,57 metros de altura, numa das atrações turísticas da secular Vila de Nazaré, que se encontra no território de Suape.
Na reunião, ocorrida no 10º andar do prédio sede, a comitiva teve a oportunidade de manusear o App Suape, conferindo os ganhos logísticos proporcionados pelo aplicativo, que coloca o porto, em tempo real, na palma da mão. O almirante Almir Garnier ficou bastante impressionado com o detalhamento das informações do App, apresentado pelo diretor de Planejamento de Suape, Francisco Martins. “Um dispositivo de primeira linha e de grande importância para tomada de decisões rápidas e precisas pelos empresários do setor, proporcionando, inclusive, redução de custos operacionais”, comentou.
O militar aproveitou o momento para elogiar o salto tecnológico obtido por Pernambuco, nos últimos anos, com o desenvolvimento do Porto Digital do Recife. “Como militar e professor de logística, vejo o quanto essa diferencial ajudará no crescimento econômico do Estado, do Nordeste e do país”, salientou.
Além do almirante Almir Garnier, integrou a comitiva os militares Antônio Capistrano de Freitas Filho, André Luiz Tavares Alves Dantas, Flávio Francisco Barbosa Almeida, Luiz Biondi, André Moraes Ferreira e Frederico Medeiros Vasconcelos de Albuquerque.