Trinta e três famílias do Assentamento Valdir Ximenes, em Barreiros, foram contempladas com o Crédito Instalação, na modalidade Habitacional, concedido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para construção de novas habitações nas parcelas e nas agrovilas do Engenho Bombarda e do Engenho Roncador. Outras 27 aguardam regularização documental para ter o crédito liberado. O assentamento foi criado pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado (Iterpe) em parceria com a administração de Suape, em 2013, e desde então as famílias recebem assistência de Suape, que intermediou o processo de crédito junto aos órgãos.
Após o recebimento do recurso do Incra, os reassentados - por meio da Agência de Desenvolvimento e Inclusão Social (ADIS), entidade credenciada pelo órgão federal para elaboração de projeto completo de engenharia, acompanhamento e fiscalização das obras de unidades habitacionais - acompanharão a construção das casas com prazo estimado de até 180 dias. A parceria com a entidade sem fins lucrativos ocorre pela necessidade de se disponibilizar equipe técnica habilitada para esses serviços. Contudo, a aplicação do crédito será acompanhada pela autarquia, que realizará reuniões orientadoras para explicar todos os procedimentos de acompanhamento e fiscalização.
A terraplenagem dos locais está sendo realizada pela Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Barreiros, que disponibilizou máquinas para a limpeza dos terrenos nas agrovilas. Uma equipe de topografia de Suape está fazendo a demarcação dos lotes nas agrovilas, necessário para a delimitação das áreas individuais.
"Isso que está acontecendo é um sonho que há muitos anos sonhamos e que está sendo realizado agora. É prioridade do ser humano viver num local adequado com segurança e conforto. Estamos vivendo numa contemplação divina. Espero uma vida melhor para o futuro porque vamos para o trabalho e voltamos para o lar com conforto. Agora vou ter uma casa adequada, organizada. Isso é um privilégio. Não há nada que se compare. A expectativa é de ter uma vida maravilhosa", afirma a agricultora Sônia Maria da Silva.
Para o presidente da Associação de Agricultores do Assentamento, José Rufino da Silva, a novidade veio em um excelente momento. "Para mim é um sentimento de muita alegria. Foi uma surpresa muito boa, pois esperamos há muitos anos e, agora, veio essa grande notícia. Apesar de eu ainda não estar contemplado, estou muito contente. O material já está chegando e estou vendo vários companheiros felizes", afirmou.
O Assentamento Valdir Ximenes foi criado pela administração de Suape e pelo Iterpe em 2013 para reassentar 123 famílias de agricultores oriundas dos Engenhos Ilha e Jurissaca, localizadas no município do Cabo de Santo Agostinho. O assentamento é composto pelos engenhos Bombarda e Roncador, contendo área de reserva legal equivalente a 218 hectares; área de preservação permanente do Rio Una correspondente a 81 hectares; área permanente de preservação de nascente igual a 16 hectares e, por fim, área comunitária e para outros usos com extensão de 134 hectares. Cada família foi contemplada com um lote de cinco hectares. As famílias são acompanhadas pelos órgãos estaduais - Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco e Instituto Agronômico de Pernambuco, além da equipe social do Complexo Industrial Portuário de Suape.