Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Porto de Suape realiza simulação do Plano de Emergência Individual

Notícias

Porto de Suape realiza simulação do Plano de Emergência Individual

|    Porto

destaque simulacao

O Complexo de Suape realizou, nesta sexta-feira (27), o simulado do Plano de Emergência Individual (PEI) de Suape. Neste ano, o cenário escolhido para a simulação envolveu um acidente de navegação com um naufrágio de uma balsa bate-estaca, com derramamento de óleo no mar. O simulado tem como objetivo testar todos os recursos disponíveis para intervir em caso de emergência, neste caso, com derreamento de óleo e derivados no mar, além de testar os fluxos de comunicação, fundamentais em situações de emergência e incidentes.

Na simulação em questão, a balsa atracou a contrabordo da plataforma localizada no Cais 0 de Suape, na área do Porto Interno, causando um vazamento de 9.03 m³ de óleos diversos. Todo o exercício ocorreu em 1h30 e contou com a presença representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Marinha do Brasil, Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano de Ipojuca, além da equipe de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape (DMS). Neste cenário não houve vítimas.

simulacao1

“Essa é uma atividade fundamental para nos prepararmos para as condições e cenários que podem acontecer, para que tenhamos uma ideia do que também é preciso corrigir. A realização do simulado é fundamental para que, em uma situação real, os danos ao meio ambiente, à vida e também à estrutura do porto sejam evitados. O Plano de Emergência Individual (PEI) de Suape prevê vários cenários e hoje trabalhamos um deles”, disse o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, Carlos Cavalcanti.

Durante toda a simulação, a empresa Hidroclean/Brasbunker, responsável pelo Centro de Prontidão Ambiental – Base Mar, empresa contratada pelo Porto de Suape para atendimento a esse tipo de cenário, foi acionada para realizar todo o procedimento, conter o vazamento e também administrar e recolher tudo que foi retirado do mar. “O simulado é a oportunidade de avaliarmos na pratica a capacidade de resposta da empresa contrata para atuar em caso de uma situação real, sendo esse o momento para corrigir possíveis descompassos na resposta e aprimorar os acertos”, ponderou Paulo Teixeira, coordenador de Gestão Ambiental Portuária de Suape.

WhatsApp Image 2020 11 27 at 16.21.55 1

O PEI (Plano de Emergência Individual) é uma exigência da Lei Federal Nº 9.966/2000, que se aplica a portos organizados, instalações portuárias e plataformas, bem como às suas instalações de apoio. É um documento que contém as informações e descrições dos procedimentos de resposta diante de um incidente envolvendo derramamento de óleo e derivados.

Ouvidoria

Redes Sociais

Please publish modules in offcanvas position.

X