Com o tema "Suape em Ação Sustentável", a administração do Complexo Industrial Portuário de Suape realiza, de 03 a 07 de junho, mais uma Semana do Meio Ambiente. Neste ano, a programação engloba diversas atividades com a participação das comunidades, estudantes, colaboradores de Suape e parceiros. Estão previstas atividades ao ar livre, como plantios; palestras; lançamento de campanha interna para redução do consumo de copos descartáveis; inauguração do Centro de Prontidão Ambiental na área portuária; assinatura de convênio para realizar estudos visando a criação de três unidades de conservação e debate sobre economia circular e logística reversa no território de Suape.
A abertura da semana será na próxima segunda-feira (03). O presidente de Suape, Leonardo Cerquinho, recebe as empresas do complexo, colaboradores internos e parceiros no auditório do Centro Administrativo, a partir das 9 horas, para fazer o lançamento do Boletim da Qualidade Ambiental do Porto de Suape. O instrumento é mais um passo de transparência da gestão relativo às ações ambientais, garantindo o acesso às informações públicas. Nele, vão ser publicados os resultados do monitoramento ambiental, apontando os aspectos relativos à qualidade de água e do sedimento, além da caracterização da biota marinha. O primeiro dia será encerrado com apresentações sobre o funcionamento do Centro de Prontidão Ambiental (a ser inaugurado no dia 05) e sobre os resultados dos monitoramentos ambiental e meteoceanográfico.
Na terça-feira, será realizada atividade com a comunidade pesqueira e estudantes do Projeto de Pedagogia Ambiental de Suape pela manhã. A programação contempla o plantio de 300 mudas de espécies frutíferas em área de restinga no Engenho Tiriri e deve reunir cerca de 50 pessoas. A área a ser recuperada possui dois mil metros quadrados. Outro plantio voluntário está programado para o dia 05/6, mas desta vez com 500 mudas de espécies nativas de Mata Atlântica e envolvendo os colaboradores da administração de Suape. A área a ser restaurada fica no Engenho Algodoais, dentro da Zona de Preservação Ecológica, e tem três mil metros quadrados. As mudas utilizadas nos plantios foram produzidas no Viveiro Florestal de Suape.
No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, e terceiro dia da programação, o Porto de Suape ganhará seu novo Centro de Prontidão Ambiental – Base Mar. O equipamento está sendo instalado no Cais 0, na área portuária, e vai contar com nova estrutura de atendimento de resposta a emergências envolvendo incidentes com derramamento de óleo no mar. O centro funcionará 24 horas por dia e garantirá mais rapidez e qualidade no atendimento em caso de eventos dessa natureza, que, embora não tenham registros de ocorrências de grande porte em Suape, são passíveis de acontecer em uma área portuária. O serviço já funciona atualmente, mas na Praia de Suape e com estrutura menor. A inauguração acontece às 9 horas.
No penúltimo dia, será realizado debate sobre economia circular e logística reversa no território de Suape. Foram convidadas as instituições Empesa, Centro de Recondicionamento de Computadores Marista e Refazenda para abordar ideias e oportunidades e apresentar seus casos de sucesso. As palestras começam às 9 horas, no auditório do Centro Administrativo de Suape.
Na sexta-feira (07), será lançada a campanha interna de sustentabilidade "Consumo Zero" para redução do uso de copos descartáveis, papel, água, energia e plástico. O objetivo da campanha é de despertar a conscientização ambiental dos colaboradores não só no ambiente de trabalho, mas também em casa.
O encerramento da semana será com a assinatura de convênio entre a administração de Suape e a Fadurpe para elaboração de diagnóstico socioeconômico e ambiental visando a criação de três unidades de conservação (UCs). As UCs a serem criadas serão Cocaia, Ilha dos Martins e Tiriri com objetivo de preservar esses remanescentes que se encontram vulneráveis às ações de degradação e invasão. O estudo vai apontar qual o Plano de Manejo adequado a cada área e a categorização das UCs. A assinatura do documento acontece às 9h30, no auditório do Centro Administrativo.
"Nesta edição da Semana de Meio Ambiente, queremos mostrar o quanto o Complexo de Suape está atento à questão da preservação ambiental e vem desenvolvendo ações de sustentabilidade. Estamos buscando parcerias com instituições acadêmicas, de pesquisas, com as empresas, comunidades e todos aqueles que estão próximos ao Complexo para que juntos possamos construir projetos cada vez mais sustentáveis", comentou o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, Carlos Cavalcanti.
SERVIÇO
Semana de Meio Ambiente de Suape
De 03 a 07 de junho de 2019
PROGRAMAÇÃO
Segunda-feira (03/6)
9h – Abertura – Leonardo Cerquinho, presidente de Suape
9h15 – Lançamento do Boletim de Qualidade Ambiental do Porto de Suape – Carlos Cavalcanti, diretor de Meio Ambiente Sustentabilidade de Suape
Palestras
9h30 – Monitoramento da Biota Marinha e Estuarina
10h – Centro de Prontidão Ambiental (Base Mar)
10h30 – Monitoramento Meteoceanográfico
Local: Auditório do Centro Administrativo de Suape
Terça-feira (04/6)
8h30 – Recuperação de restinga com plantio de espécies frutíferas
Local: Engenho Tiriri – Cabo de Santo Agostinho
Quarta-feira (05/6)
9h – Inauguração do Centro de Prontidão Ambiental (Base Mar)
Local: Cais 0, no Porto de Suape
10h30 – Plantio voluntário de espécies da Mata Atlântica
Local: Engenho Algodoais – Cabo de Santo Agostinho
Quinta-feira (06/6)
9h – Debate – Economia Circular e Logística Reversa no Território de Suape: ideias e oportunidades
Local: Auditório do Centro Administrativo de Suape
Sexta-feira (07/6)
9h – Lançamento da campanha "Consumo Zero" – Leonardo Cerquinho, presidente de Suape
9h30 – Assinatura de convênio com Fadurpe para criação de três Unidades de Conservação.
Local: Auditório do Centro Administrativo de Suape
*Para participar da inauguração do Centro de Prontidão Ambiental, os interessados devem enviar Nome, RG e CPF para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para serem autorizados a acessar a área portuária.