Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Suape realiza XII Simulado do Plano de Ajuda Mútua (PAM)

Notícias

Suape realiza XII Simulado do Plano de Ajuda Mútua (PAM)

|    Institucional

destaque portal

O Complexo de Suape realizou, na manhã desta quinta-feira (23), o XII Simulado do Plano de Ajuda Mútua (PAM), plano de emergência que tem como objetivo a prevenção, controle e mitigação de cenários emergenciais que possam ocorrer nas empresas do porto organizado ou em áreas adversas. O cenário escolhido desta vez foi uma colisão entre um caminhão transportando contêiner e um automóvel, com três vítimas, sendo dois passageiros e um motorista. O local escolhido para a simulação foi entre os quilômetros 35 e 40 da PE-009, via expressa que dá acesso ao Porto de Suape.

Foto 1 min

As estratégias de resposta ao cenário de emergência foram realizadas pela Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, por meio da Coordenadoria de Gestão Ambiental Portuária, SAMU, Corpo de Bombeiros e as empresas da área 4 do PAM (Petroquímica Suape, Refinaria Abreu e Lima, Indorama e Arlanxeo), que contribuíram com equipes de atendimento a emergências e ambulâncias. A Concessionária Rota do Atlântico atuou controlando o tráfego de veículos na área e a empresa Localfrio disponibilizou o caminhão envolvido no acidente simulado.

Foto2 min

“Nós que estamos aqui todos os dias sabemos que a hipótese de acidente existe. Por isso, o simulado é de muita importância. É dessa forma que aprendemos mais e evoluímos no nosso trabalho”, destacou a coordenadora do PAM de Suape, Janaína Barros. No total, 56 pessoas participaram do treinamento. Durante o simulado de retirada de vítimas, o Corpo de Bombeiros realizou um procedimento de desencarceramento, realizado quando os envolvidos ficam presos às ferragens. A corporação também disponibilizou uma equipe próxima ao acidente com mangueiras, para responder a algum foco de incêndio que pudesse acontecer. Todo trabalho simulado foi realizado em uma hora e meia.

Foto3 min

Com o fim do exercício, o próximo passo será reunir as equipes e discutir os critérios avaliativos, que foram: tempo resposta, equipes, material, recursos humanos e veículos. Isso definirá os pontos positivos e os pontos que devem ser melhorados. “É importante que todos realizem um trabalho em conjunto. Logicamente que cada um no seu setor, mas todos em grupo, em prol do socorro”, disse o Major Andrei, da divisão de Operações do Grupamento de Bombeiros de Incêndio da SB Suape.

Foto 4 min

O coordenador de Gestão Ambiental Portuária de Suape, Paulo Teixeira, encerrou o treinamento agradecendo a todos os participantes. “Temos certeza que continuaremos trabalhando juntos para que, em um caso de cenário semelhante, a atuação seja rápida e eficiente”, concluiu.

Ouvidoria

Redes Sociais

Please publish modules in offcanvas position.

X