Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Presidente de Suape inicia tratativas com exportadores de frutas de Petrolina

Notícias

Presidente de Suape inicia tratativas com exportadores de frutas de Petrolina

foto 8

Por Jéssica Lima
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Nesta primeira conversa, foram apresentados os atrativos do Porto de Suape com o objetivo de iniciar as negociações e viabilizar a exportação das frutas produzidas em Pernambuco para o exterior

O Complexo Industrial Portuário de Suape, por meio de seus dirigentes em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, iniciou as negociações com agentes e produtores da fruticultura irrigada de Petrolina em reunião realizada quinta-feira (23/8), em Petrolina. Suape iniciou as tratativas com os principais representantes do segmento com o objetivo de aumentar o fluxo de exportação das frutas produzidas no Vale do São Francisco com escoamento pelo Porto de Suape, utilizando o Terminal de Contêineres Suape (Tecon Suape). Está será uma das principais missões do Porto de Suape, tendo em vista que, hoje, a produção é escoada pelos portos da Bahia ou do Ceará.

A reunião foi conduzida, inicialmente, pelo presidente do Tecon Suape, Javier Ramirez, que apresentou as vantagens tarifárias e logísticas do terminal aos produtores. Em sua fala, o CEO da empresa deixou um desafio para os presentes. “Nenhum outro terminal terá condições de bater as vantagens de negócios e de competitividade que estamos oferecendo por meio do Porto de Suape. Estamos dispostos a superar qualquer desafio para que a produção de frutas de Petrolina seja exportada por Pernambuco”, comentou o gestor.

O encontro também foi liderado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Antonio Mario de Abreu Pinto, que se mostrou animado com o resultado dessa primeira aproximação. “Começamos este diálogo e alinhamos o que é preciso para viabilizar a troca entre os produtores e o operador portuário. Agora sabemos quais são as necessidades para nos tornarmos mais competitivos. Temos certeza que possuimos várias vantagens competitivas em relação aos demais portos. Esta é uma nova etapa de relacionamento com os produtores de frutas, o Porto de Suape, e o Tecon Suape”, comemorou.

O presidente do Porto de Suape, Carlos Vilar, enfatizou ser prioridade viabilizar a exportação de frutas de Petrolina utilizando a estrutura do Porto de Suape. “O resultado da reunião é promissor. Este primeiro momento e essa aproximação mostrou aos empresários interessados em utilizar o porto de Suape que fomentar a economia de Pernambuco é nossa prioridade. Acredito que Suape conquistará essas cargas em breve”, pontuou.

Já segundo o diretor-geral da Agrodan - maior produtora e exportadora de manga do país –, Paulo Dantas, exportar por Suape é desejo dos produtores e exportadores de Petrolina. “É preciso envolver mais gente para equalizar os projetos para que não aconteçam prejuízos. A união e o bom planejamento é o caminho certo”, defendeu.  

O diretor da Vale Export, Caio Coelho, demostrou interesse em abrir o diálogo com o terminal e o porto. “Essa reunião difere de qualquer outra tratativa pois, o presidente do Tecon Suape, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico e o presidente do Porto de Suape vieram para assegurar que o porto pernambucano é competitivo. Nós precisamos nos reunir com o Tecon Suape e com os armadores para construir um custo de logística para nos deixar competitivos diante do mercado internacional”, comentou.

O Porto de Suape é o maior porto público das regiões Norte e Nordeste. É líder nacional em navegação por cabotagem (navegação costeira entre portos do mesmo país) e o maior movimentador de contêineres das duas regiões. Em 2017, os contêineres foram destaque com o crescimento de 18% em relação a 2016, somando 460.769 TEUs (unidade de medida para um contêiner de 20 pés). Neste ano, de janeiro a junho, a movimentação de contêineres chegou a 214.497 TEUs.

SUAPE - O Complexo Industrial Portuário de Suape conta com mais de 100 empresas instaladas e em processo de implantação em seu território de 13,5 mil hectares. Esses empreendimentos somam mais de R$ 50 bilhões em investimentos privados, empregando um total de 22 mil trabalhadores diretamente. Suape está conectado aos principais portos do mundo. De janeiro a junho de 2018, o Porto movimentou 11.362.250 de toneladas de cargas, representando um aumento de 5% em relação ao primeiro semestre de 2017, quando movimentou 10.825.065 toneladas. Destaque para as cargas de granéis líquidos com 8.705.601 de toneladas movimentadas. O crescimento é de 11% em comparação a 2017.1, quando movimentou 7.858.108 toneladas

Ouvidoria

Redes Sociais

Please publish modules in offcanvas position.

X