Grace Souza
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
O presidente do Porto de Suape, Carlos Vilar, reúne-se nesta quinta-feira (23/8) com agentes da fruticultura irrigada de Petrolina, às 17h, no Hotel Nobile City. O encontro tem o objetivo de aumentar o fluxo de exportação das frutas produzidas no Vale do São Francisco com escoamento pelo Porto de Suape, utilizando o Terminal de Contêineres Suape (Tecon Suape). Na comitiva, também estão presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Antonio Mario de Abreu Pinto, e o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Antônio Xavier.
O encontro com os exportadores pretende negociar as aberturas logísticas e financeiras para viabilizar a exportação das frutas de Petrolina. Esta será uma das principais missões do Porto de Suape, tendo em vista que, hoje, a produção é escoada pelos portos da Bahia ou do Ceará. “Entendemos que o porto tem que procurar o usuário e os que já foram usuários anteriormente, para viabilizar novos negócios, promovendo de fato a diversificação das cargas que chegam por Suape. O Tecon Suape se colocou à disposição para conceder os descontos fundamentais para viabilizar a chegada das frutas. Pelo Porto de Suape, também podemos reduzir as tarifas portuárias e viabilizar a vinda dessas cargas”, explicou Carlos Vilar.
O Porto de Suape é o maior porto público das regiões Norte e Nordeste. É líder nacional em navegação por cabotagem (navegação costeira entre portos do mesmo país) e o maior movimentador de contêineres das duas regiões. Em 2017, os contêineres foram destaque com o crescimento de 18% em relação a 2016, somando 460.769 TEUs (unidade de medida para um contêiner de 20 pés). Neste ano, de janeiro a junho, a movimentação de contêineres chegou a 214.497 TEUs.