Por Jéssica Lima
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Três dias de palestras, troca de informações e reuniões intensas dominaram o 27º Encontro dos Portos Organizados sobre o Sistema de Desempenho Portuário (SDP), realizado entre os dias 15, 16 e 17 de agosto no Porto de Suape. Este ano, o porto pernambucano foi o escolhido para sediar o evento que é organizado anualmente pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O encontro reuniu representantes técnicos dos portos organizados do Brasil e dos terminais de contêineres (arrendados e terminais de uso privado).
Entre os principais temas discutidos a apresentação do Estatístico Aquaviário da Antaq; tempos de paralisação: tabela atual e metodologia para novos tempos; e declaração dos conteúdos dos contêineres. O objetivo do evento foi avaliar a qualidade dos dados do SDP, ouvir sugestões dos representantes dos portos que participam do sistema e comunicar alterações de manutenções evolutivas no SDP. Na abertura do evento, a diretora de Administração e Finanças, Rizelma Ferreira, deu as boas-vindas aos participantes, em nome do presidente de Suape, Carlos Vilar, que não pode comparecer.
De acordo com o Superintendente de Performance, Desenvolvimento e Sustentabilidade da Antaq, Samuel Cavalcanti, o encontro anual é o momento ideal para a troca de ideias, para identificar as dificuldades dos sistemas e para padronizar os procedimentos entre os portos e a instituição. “Suape se propôs a sediar o evento e foi ótimo pois o porto pernambucano está no centro do Nordeste. Estamos em um local pujante e que tem recebido uma série de investimentos. A novidade este ano é que convidamos os terminais privados e os arrendatários com foco nos contêineres. É a oportunidade que temos de trocar ideias. As autoridades portuárias são parceiras e nós precisamos das informações que os portos nos mandam para montar o Estatístico Aquaviário da Antaq. Alinhar todos os processos é fundamental”, comentou o gestor.
O encontro foi finalizado com uma visita técnica realizada ao terminal de contêineres Tecon Suape. Os participantes conheceram toda a estrutura do empreendimento, que hoje faz de Suape o maior movimentador de contêineres no Norte/Nordeste. No primeiro semestre de 2018, foram movimentados 214.497 TEUs (que é a unidade de medida para um contêiner de 20 pés). No encerramento, o presidente de Suape, Carlos Vilar, agradeceu a participação dos representantes e se colocou à disposição para contribuir com o aperfeiçoamento do sistema.
O SDP - Sistema que guarda dados das movimentações portuárias, transporte de longo curso, cabotagem e vias interiores, frota e afretamento, acordos bilaterais. Além disso, disponibiliza ferramenta para montagem de consultas específicas, opção para envio de sugestões, críticas e outras mensagens. É possível fazer o download de toda base de dados que compõe o sistema.