Por Cláudio Oliveira e Grace Souza
O presidente do Conselho de Autoridade Portuária de Suape (CAP), Domênico Accetta, conduziu os trabalhos da 43ª Reunião Ordinária do colegiado na manhã da última quinta-feira (9), no Prédio da Autoridade Portuária (PAP). Os membros presentes discutiram assuntos de infraestrutura e de melhoria nas operações do porto. O presidente de Suape, Carlos Vilar, falou aos conselheiros que está envidando esforços para apresentar projetos ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA) a fim de captar recursos federais para o Porto de Suape.
Outro tema abordado foi a atualização do Plano Mestre do Porto Organizado de Suape. Na ocasião, os conselheiros presentes apresentaram contribuições para incorporar à proposta. O Plano Mestre é um instrumento de planejamento voltado à unidade portuária que, considerando as perspectivas do planejamento estratégico do setor portuário nacional, visa direcionar as ações, melhorias e investimentos de curto, médio e longo prazo no porto e em seus acessos. Toda a atualização está sendo conduzida pela Secretaria Nacional de Portos do MTPA.
A equipe de Gestão Portuária, que tem como diretor Paulo Coimbra, apresentou algumas considerações quanto ao estudo de manobrabilidade, como a implantação do calado dinâmico em Suape. O calado dinâmico é uma importante ferramenta operacional que traz segurança à navegação e aumenta competitividade do porto. Por fim, também foi discutido o Plano de Acessibilidade Aquaviária com expectativa de curto, médio e longo prazo, discursões estas que continuarão nas próximas reuniões.