Por Jéssica Lima
O presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Marcos Baptista, foi um dos principais destaques da Conferência Nacional de Logística, evento que abriu a Intermodal na tarde da última terça-feira (13). Marcos apresentou a investidores, empresários e estudiosos da área portuária e de logística os diferenciais competitivos e os principais atrativos para se investir no porto pernambucano. A palestra ministrada pelo gestor do porto teve como mote Oportunidades de Investimento em Suape. A Intermodal é a principal feira do setor portuário e de logística de toda a América Latina.
A conferência aconteceu em formato de arena. Três palestrantes ministraram suas apresentações aos mesmo tempo, com cada público escolhendo acompanhar seu tema de preferência por meio de fones. Marcos dividiu a bancada com grandes empresas do setor como a BBM Logística, que falou sobre Estratégia em Supply Chain e, a Aliança HAMBURG SUD, que falou sobre a Expansão do serviço intermodal nas operações de longo curso.
A grade de programação da CNL é formada por três pilares: Global Supply Chain; Integração da Cadeia de Suprimentos: Indústria, Varejo e E-Commerce; e Desafios, Tendências e o Futuro do Transporte. A CNL tem como objetivo abordar a logística de ponta a ponta focando em casos práticos e as saídas adotadas pelos executivos do setor para problemas envolvendo intralogística, transporte e gestão.
Já na Intermodal South América, o gestor também participou da solenidade em homenagem ao Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Mauricio Quintella, realizada pela Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias, por seu trabalho desenvolvido juntos aos portos para a devolução da autonomia das autoridades portuárias.
Ao longo do primeiro dia da feira, o presidente e a equipe formada pelos executivos da empresa Suape, receberam empresários, empresas e grandes companhias do setor para apresentar os principais projetos do Complexo Industrial Portuário. "Na feira estão reunidos os principais operadores logísticos e portuários do Brasil e do mundo e é uma grande oportunidade de Suape conversar com esses operadores sobre os projetos que estão na nossa pauta, especialmente o segundo terminal de contêineres, o pátio de veículos e a ampliação do parque de tancagem. Estamos aqui para debater todas as alternativas que o porto tem para seu crescimento junto ao setor de logística", ponderou o presidente.
Suape
O Governo do Estado de Pernambuco criou, no Litoral Sul de Pernambuco, o Complexo Industrial Portuário de Suape há 40 anos. Ocupando uma área de 13,5 mil hectares, Suape abriga 100 indústrias, entre empreendimentos instalados e em implantação, gerando 22 mil empregos diretos. São empresas que oferecem oportunidades de negócios em diversos setores, atraindo investimentos e gerando renda para os trabalhadores pernambucanos. Nos dez polos industriais espalhados pelo território de Suape, estão instaladas empresas das áreas de: logística, granéis líquidos e gases, petroquímica, pré-forma plástica, componentes eólicos, geração de energia, metalmecânica, materiais de construção, alimentos e bebidas, naval e offshore.