Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Secretaria de Saúde de PE esclarece dúvidas sobre febre amarela

Notícias

Secretaria de Saúde de PE esclarece dúvidas sobre febre amarela

|    Porto

para materia site

Por Jéssica Lima

A administração da empresa Suape recebeu, na tarde da quarta-feira (28), profissionais da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES) para esclarecer dúvidas sobre a febre amarela aos colaboradores das empresas instaladas no Complexo Industrial Portuário de Suape e agentes de companhias marítimas. O encontro atende às normas do Plano de Contingência para Emergências de Saúde Pública de Suape, cujo território é considerado uma área de alerta, já que recebe navios de vários locais do país e do mundo.

Participaram do encontro representantes das empresas Copagáz, Nacional Gás, Terminal de Açúcar da Agrovia, Decal, M&G Polímeros, Termope, Companhia Petroquímica de Pernambuco (PetroquímicaSuape), Supergasbras, Localfrio, Refinaria Abreu e Lima, Temape e Bunge. Os colaboradores da empresa Suape também marcaram presença na palestra.

Durante o encontro, a coordenadora do Programa de Imunização Estadual da SES, Ana Catarina de Melo Araújo, esclareceu as principais dúvidas sobre o assunto e solicitou o levantamento da demanda de vacinas necessárias para serem aplicadas nos funcionários das empresas do Complexo. “A única forma de prevenir, é por meio da vacinação. Em Pernambuco, ela é recomendada apenas para pessoas que irão viajar para áreas de risco para febre amarela. Como áreas portuárias são consideradas áreas críticas, precisamos identificar a necessidade e partir para a prevenção”, comentou a coordenadora durante a palestra. A triagem será realizada pela SES com o apoio da Coordenadoria Executiva de Planos de Contingência da Diretoria de Gestão Portuária (DGP) de Suape.

De acordo com a segunda palestrante do dia, a técnica do Programa de Vigilância das Arboviroses da SES, Daniela Bandeira Anastácio, o Estado registrou quatro notificações de possíveis casos de febre amarela. “Dos quatro casos, três foram descartados e um caso foi confirmado. Em todas as situações, as suspeitas foram em pacientes que viajaram para áreas de risco e não se preveniram. Em Pernambuco, o ciclo urbano de febre amarela foi erradicado na década de 1930”, pontuou.

Para prevenir e combater epidemias, a administração de Suape segue as recomendações do Plano de Contingência e Emergência em Saúde Pública de Suape que está alinhado às diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre os envolvidos no Plano, estão o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Pernambuco (CBM/PE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as Secretarias de Saúde do Estado de Pernambuco e do município do Ipojuca. O plano prevê ações por meio do acionamento da Estrutura Organizacional de Resposta (EOR), coordenada pelo Posto Portuário da Anvisa.

Contato

Rodovia Indonésia, S/N

Bairro: Distrito Industrial de Ipojuca - Suape

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55598-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Fale Conosco

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE DENÚNCIA

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac       acesso
         
      sei
         
portal transparencia pe 3        
X