Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Suape realiza simulado de mesa do Plano de Contingência para Emergências de Saúde

Notícias

Suape realiza simulado de mesa do Plano de Contingência para Emergências de Saúde

|    Porto

Plano site

Por Jéssica Lima

O Complexo Industrial Portuário de Suape, por meio da por meio da Coordenadoria Executiva de Planos de Contingência da Diretoria de Gestão Portuária (DGP), realizou, nesta quarta-feira (13), uma avaliação anual e um simulado de mesa do Plano de Contingência para Emergências de Saúde Pública de Suape. O encontro foi realizado às 10h, no Prédio da Autoridade Portuária (PAP). Participaram do encontro representantes das instituições Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Petrobras Transporte S.A. – Transpetro; Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Pernambuco (CBM/PE) e Sindicato dos Operadores Portuários do Estado Pernambuco (Sindop).

O plano tem como objetivo estabelecer os protocolos, aprimorar o tempo de resposta e definir os papéis e atribuições dos envolvidos nos casos de suspeita de doenças infectocontagiosas na área portuária, que podem ocorrer nos navios, na área comum do porto ou nas empresas que integram o porto organizado. O documento define, ainda, as responsabilidades de cada área e a organização necessária, de modo a atender os casos integrando as ações, a prevenção e o controle dos processos epidêmicos.

“É preciso manter este plano eficiente e atualizado, para que, se houver alguma situação real, a equipe esteja automaticamente entendendo o seu objetivo e como colocá-lo em prática de forma segura e rápida”, comentou a coordenadora executiva dos Planos de Contingência de Suape, Janaína Barros.

O Plano de Contingência para Emergências de Saúde segue as exigências da Organização Mundial de Saúde (OMS), dos Ministérios da Saúde e dos Portos, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Mercosul. “Recebemos, diariamente, navios com tripulação de diversos países. Nossa prioridade é estabelecer os protocolos adequados de atendimento para os casos suspeitos de doenças infectocontagiosas. É preciso saber o papel de cada órgão e ter um protocolo de procedimentos para garantir a segurança de todos”, reforçou a coordenadora.

AEDES AEGYPTI

Em janeiro de 2016, o Complexo Industrial Portuário de Suape uniu forças junto aos seus colaboradores no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, chikungunya e zika vírus. A ação integra as obrigações do Plano de Contingência de Emergências Públicas. Na época, uma equipe multidisciplinar formada por colaboradores da Empresa Suape e representantes da Prefeitura Municipal do Ipojuca visitaram as empresas do território repassando dicas e alertas sobre o mosquito. A campanha atingiu, ainda, o Porto de Suape focando nos caminhoneiros e o público local repassando dicas e alertas.

SIMULADOS

O Porto de Suape promove simulados, sistematicamente, onde testa, na prática, os procedimentos e as exigências de segurança tanto para a área portuária como para as empresas que atuam na área do Porto Organizado. Entre os planos realizados por Suape estão o Plano de Ajuda Mútua do Porto de Suape (PAM); o Plano de Emergência Individual do Porto de Suape (PEI) e o Plano de Controle de Emergência (PCE) do Porto de Suape.

Ouvidoria

Redes Sociais

Please publish modules in offcanvas position.

X