Por Priscila D'arc
No dia 17 de agosto de 1937, foi criado o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão que tem como principal meta proteger e preservar os bens culturais do país, marcando assim a data como o Dia do Patrimônio Histórico. Dentro do território do Complexo de Suape, existe uma área importante destinada a resguardar dezenas de registros históricos da cultura pernambucana.
É na Zona de Preservação Cultural que está o Engenho Massangana, tombado, em nível estadual, como Parque Nacional da Abolição. É o local onde fica a casa em que o pernambucano Joaquim Nabuco morou durante sua infância. O Engenho é composto por um conjunto arquitetônico rural do século XIX, que inclui a Casa Grande e a Capela de São Mateus. Em sua obra Minha Formação (1910), Joaquim Nabuco faz referência ao lugar e foi este mesmo livro que serviu de inspiração para a exposição permanente Nabuco e Massangana: o tempo revisitado.
Além do Engenho, o território de Suape contempla ainda o Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti, patrimônio cultural tombado em nível estadual, criado em 1979, onde está o conjunto histórico de Vila Nazaré do século XVI. Dentro da Vila, está a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré e o Convento Carmelita, tombados pelo Iphan e considerados patrimônios histórico nacionais.
A capela, com registro de 1597, não sofreu muitas alterações em sua estrutura com o passar dos anos. Conhecida como “Vela Branca”, por causa de sua aparência quando vista do mar, ela está aberta para visitações e é uma ótima opção de passeio para os interessados em saber um pouco mais sobre a cultura do nosso Estado. Fica localizada no Cabo de Santo Agostinho, próximo as praias de Calhetas e Suape, com acesso pela rodovia PE-28.
Além da Igreja, Vila Nazaré contempla também as ruínas da antiga Casa do Faroleiro e o Farol Novo; Forte Castelo do Mar; Quartel Velho e Ruínas das Baterias de São Jorge I e II. Há ainda, no entorno de Vila Nazaré, outros patrimônios históricos como a Bateria de Calhetas, o Forte de São Francisco Xavier de Gaibu e o Quartel; o Casario da Vila de Gaibu; o Engenho Massangana e as capelas locais da praia.
A proteção municipal foi instituída pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Cabo de Santo Agostinho, Lei Municipal N° 2.360, de 29 de dezembro de 2006, e também pelo Plano Diretor de Suape (Decreto Estadual N°37.160/11).
Serviços:
Engenho Massangana
Entrada gratuita, de terça a sábado, das 9 às 16h30
Endereço: PE – 60 – Km 10 Cabo de Santo Agostinho| PE CEP: 54510-992
Contatos: (81) 3527.4025 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Informações: www.fundaj.gov.br
Para grupos, solicita-se o agendamento por telefone ou e-mail.