Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Materiais recicláveis viram renda alternativa em Suape

O PORTO DO FUTURO

Somos um dos maiores projetos de desenvolvimento da economia do País, atuando há mais de 46 anos.

90
empresas instaladas
74,5
BILHÕES de reais de investimentos privados
25 mil
empregos diretos
17,3 mil
hectares de área total
Saiba por que Suape é a melhor escolha

SUSTENTABILIDADE

10 mil
hectares de preservação ecológica
Mais de mil
hectares de Mata Atlântica, mangue e restinga em restauração
450 mil
mudas produzidas por ano

Notícias

Materiais recicláveis viram renda alternativa em Suape

|    Negócios

noticia3

Por Priscila D'arc

Materiais que poderiam ser jogados no lixo estão virando brinquedos nas mãos das famílias que moram no território de Suape. Isso porque, no Mês das Crianças, o Complexo Industrial Portuário de Suape realizou oficinas de confecção de brinquedos usando materiais recicláveis que são encontrados facilmente em casa, como garrafas pet, palito de churrasco e corda de varal. A ação, que aconteceu esta semana, faz parte de uma série de cursos de empreendedorismo que estão sendo realizados pela Diretoria de Gestão Fundiária e Patrimônio de Suape.

Durante o curso, os materiais são transformados em brinquedos clássicos da infância – como o tradicional vai e vem, feito com garrafas pet e com corda; e o pega varetas, que transforma palitos de churrasco e um pouco de tinta, em muita diversão. A atividade também promove um interesse maior dos pais nas brincadeiras dos seus filhos, como diz a moradora Renata Maria, de Vila Massangana. "Gostei muito de aprender a reciclar na oficina de hoje. Vai me ajudar a ter mais contato com meus filhos, fazer brincadeiras diferentes com eles”, relatou a dona de casa.

De acordo com a Coordenadoria de Assistência Social de Suape, o objetivo é dar oportunidade de renda alternativa para as famílias que moram na região, que podem ganhar dinheiro vendendo os artesanatos que aprendem a fazer, além de estimular a consciência ecológica. A ação, que começou em julho de 2016, está dentro do Plano de Trabalho Técnico Social que o Complexo de Suape executa, desde fevereiro de 2014, nas comunidades inseridas no Projeto Habitacional Suape. As oficinas são realizadas no escritório social que Suape mantém instalado nas comunidades consolidadas do território. Para convocar os moradores, é realizado um chamamento público por meio de cartazes de divulgação da oficina fixados nos estabelecimentos comerciais de cada comunidade. Somente este ano, foram realizadas oficinas de confecção de bolsas com material reciclável, produção de sabão com óleo, confecção de pufe com PET, criação de horta vertical, confecção de vassouras com PET e oficina de patchwork, beneficiando cerca de 360 pessoas.

Arrendamentos, exploração de pátios, cais e concessões de uso

O arrendamento, cessão onerosa de área e infraestrutura públicas localizadas dentro do Porto Organizado de Suape deverá ser realizado pelo Governo Federal através de celebração de contrato, sempre precedido de Licitação, conforme Seção I do Capítulo II da Lei nº 12.815/2013, e Capítulo II do Decreto nº 8.033/2013.
Complexo de Suape
Cais de Múltiplos Usos (CMU)
Píer de Granéis Líquidos 1 (PGL 1)
Píer de Granéis Líquidos 2 (PGL 2)
Píeres Petroleiros 3A e 3B (PGLs 3A e 3B)
Bacia de Evolução

Conheça nossa infraestrutura portuária

+

Ouvidoria

Redes Sociais

Please publish modules in offcanvas position.

X