Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Suape lança Projeto com foco nos pequenos produtores

Notícias

Suape lança Projeto com foco nos pequenos produtores

Por Sabrina Medeiros

Conhecido historicamente por seu perfil importador, o Porto de Suape articula iniciativa visando incrementar massivamente seu potencial de exportador, apoiando pequenos produtores a entrarem no mercado internacional.  Com este foco, o Complexo Industrial Portuário de Suape lança o Projeto de Consolidação de Cargas para Exportação (PCCE), com o objetivo de reduzir os custos logísticos e viabilizar novos mercados para os exportadores, a fim de garantir regularidade nas saídas de contêineres e estimular potenciais exportadores da região, priorizando as movimentações através do porto pernambucano.

Em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (AD Diper), Suape visa integrar a cadeia logística, promovendo encontros, apresentações e reuniões entre as entidades envolvidas, como armadores, agentes de carga, terminais e portos de destino. Em contrapartida, está sendo solicitado aos armadores propostas formais de fretes subsidiados para mercados potenciais, por no mínimo 12 meses, que serão oferecidos aos produtores do estado e região para o escoamento das cargas pelo Porto de Suape. Para articular essa rede exportadora, a AD Diper, com apoio da Fiepe e do Sebrae, está identificando um conjunto de pequenos exportadores com cargas compatíveis e interesse em exportar para um determinado destino.

O trabalho foi iniciado em dezembro do ano passado, com a realização de reuniões com empresas que formam essa cadeia e captação das propostas. Mais de 30 empresas do setor (entre armadores, agentes de cargas e representantes de terminais de cargas) já foram envolvidas e receberam formulário em que puderam propor sugestões e novas ideias para consolidar ainda mais a iniciativa. Reuniões periódicas com esses atores serão realizadas permitindo o andamento da ação e facilitando a comunicação entre os envolvidos no projeto.

Para articular a Rede Exportadora, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Thiago Norões, apresentou oficialmente, ontem (1/02), o Projeto para integrantes da diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), engajando esse público estratégico no apoio ao Projeto. “Queremos criar uma rede organizada onde o pequeno produtor seja beneficiado de fato. Queremos o seu produto chegando ao destino final mais rápido e com menos custos. A união das empresas vai fazer desta ideia uma realidade produtiva e rentável para todos”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Porto de Suape, Thiago Norões.

Etapas do Projeto de Consolidação de Cargas - Serão necessárias quatro etapas para o desenvolvimento do PCCE. Primeiro serão identificados, os pequenos exportadores com cargas compatíveis e esses serão capacitados para operar no mercado externo. Em seguida, as mercadorias e os destinos serão identificados e passados para a cadeia logística. O terceiro passo será a definição dos custos, prazos e as datas de embarque para a mercadoria. Por último, as cargas serão entregues no terminal de destino e todo o gerenciamento de despacho aduaneiro e documentações necessárias ao produto, que serão concentrados no agente de carga envolvido no processo. Durante um ano, as entidades governamentais envolvidas darão suporte às operações. Depois deste período, é esperado que as negociações ocorram, diretamente, entre exportadores e a cadeia logística.

EXPORTAÇÕES EM SUAPE – Ao longo de 2015, o Porto de Suape embarcou 1 milhão de cargas para portos internacionais. Os países que mais receberam cargas embarcadas em Suape foram Antilhas Holandesas, Holanda, Argentina, Itália e Espanha. Cargas conteinerizadas, óleo combustível, óleo bruto de petróleo, açúcar e óleo diesel foram as principais mercadorias exportadas.

Ouvidoria

Redes Sociais

Please publish modules in offcanvas position.

X