Por Jéssica Lima
Com o atual cenário do setor elétrico demandando um consumo mais eficiente de energia, o Complexo Industrial Portuário de Suape em parceria com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), realizou em 12 de junho, o curso Gestão Energética: Uso eficiente da Energia Elétrica para Comércio e Serviços. O curso foi ministrado para 15 colaboradores, no auditório Nilo Coelho, no centro administrativo da Empresa Suape. Entre as empresas participantes estavam a Concessionária Rota do Atlântico, Energética Suape II, Suata Serviços, Fedex do Brasil, Shineray do Brasil, Pamesa do Brasil, CIA Brasileira de Materiais de Construção, Coca-Cola, Lanxess Elastômeros do Brasil e a Pousada Butiás.
O curso com oito horas de duração foi moderado pelo professor especialista em Eficiência Energética da Universidade Federal do Ceará, Tomaz Nunes Cavalcante. Ao longo do dia foram abordados temas como mini e microgeração de energia, bandeiras tarifárias, conceitos de eficiência energética, técnicas de eficiência da demanda e consumo de energia, bem como a ISO 50.001 e os Programas de Eficiência das Distribuidoras.
O curso trouxe esclarecimentos e orientações que auxiliam as empresas no ajuste dos custos nas faturas de energia e na utilização de técnicas para melhor utilização dos sistemas de iluminação e climatização de ambientes. "Nosso foco é aproximar Suape das empresas geradoras de serviços, apoiando as demandas e, em breve criando parcerias para o desenvolvimento de novos negócios e oportunidades. Além disso, o curso tem uma carga teórica consistente e de fácil entendimento e outra parte prática que possibilita a elucidação de dúvidas, para que as empresas tenham condições de aplicar as orientações em suas empresas", enfatizou Silvio Leimig da diretoria de Relações Institucionais.