Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Realizado treinamento para prevenção de acidentes

Notícias

Realizado treinamento para prevenção de acidentes

Evitar acidentes de grande e pequeno porte. Foi com esse intuito que a Administração do Porto de Suape realizou, no último dia 9 de junho, o primeiro simulado do Plano de Ajuda Mútua (PAM) deste ano, promovido em parceria com as empresas que atuam no Porto Organizado. Fizeram parte do treinamento as empresas Pandenor, Temape, Transpetro e Termope, que operam produtos como os granéis líquidos (derivados do petróleo), nas tubovias da Avenida Portuária.

Durante o encontro, o Plano de Emergência de Empresas foi posto em prática, quando foi realizada a simulação de um princípio de incêndio na vegetação central próxima às tubovias da avenida. O cenário também envolveu uma vítima atingida por queimaduras nos membros superiores e em estado inconsciente. A área é considerada de risco, uma vez que nas tubovias passam diversos produtos inflamáveis, oriundos das operações realizadas nos cais e píeres do Porto de Suape. Todo o simulado foi realizado em 1 hora.

Participaram do treinamento as empresas disponibilizaram, além de pessoal para ajudar na ocorrência, equipamentos como extintores, hidrantes, mangueiras e guinchos. Equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU foram acionadas. A ação também contou com a ajuda de uma equipe do corpo de bombeiros civis do Estaleiro Atlântico Sul e uma ambulância da Transpetro.

Segundo Danielle Cassia dos Santos, gerente de Controle Ambiental do Porto de Suape, testar cenários adversos ajuda no desenvolvimento das ações a serem tomadas em situações reais de emergência. “Nosso intuito é verificar as dificuldades enfrentadas pelas equipes, além de trocar conhecimentos e técnicas utilizadas, extraindo, ao máximo, o aprendizado”, explicou.

A gestora técnica do PAM, Janaína Barros, detalhou como funciona o sistema. “Para participar do plano, solicitamos a adesão formal das empresas do porto organizado e, mensalmente, realizamos reuniões no Centro Administrativo de Suape ou nas empresas. O PAM conta com um sistema de rádio, para que as empresas possam acionar a central localizada no Corpo de Bombeiros que, de acordo com o grau de dificuldade da ocorrência, poderá acionar as empresas conforme a localização de acordo com a área, caso seja necessário”, disse. A gestora também adiantou que ainda este ano outros três simulados serão realizados.

O técnico em regulação de Serviços de Transportes Aquaviários da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) José Floro participou da simulação como fiscal e ressaltou a importância do treinamento. “Esta é uma oportunidade de verificar o nível de exigência das empresas em relação ao treinamento de segurança e seus equipamentos e como o porto está preparado para lidar com possíveis acidentes”, comentou.
PAM - O Plano de Ajuda Mútua, liderado pela Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Porto de Suape, é determinado pela Norma de Segurança e Saúde do Trabalho (NB 29) e pela lei nº 14.919/2013. O PAM tem o objetivo de testar a capacidade de cooperação das instituições que atuam em áreas comuns do porto.

Contato

Rodovia Indonésia, S/N

Bairro: Distrito Industrial de Ipojuca - Suape

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55598-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Fale Conosco

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE DENÚNCIA

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac       acesso
         
      sei
         
portal transparencia pe 3        
X