Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Porto investirá em tecnologia para aumentar eficiência

Notícias

Porto investirá em tecnologia para aumentar eficiência

Por Paula Lourenço

Os operadores de terminais de cargas, armadores de navios, operadores logísticos e caminhoneiros devem ter maior ganho de tempo e eficiência em suas atividades no Porto de Suape. O vice-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Bernardo D’Almeida, anunciou, nesta quinta-feira (21/5), em reunião com técnicos da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), em Ipojuca, que vai aderir a dois projetos de inteligência e automação da pasta contidos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Os projetos tecnológicos devem atender, ao todo, 22 portos no País, com R$ 277,3 milhões previstos da União, afora as contrapartidas das administrações das companhias docas ou empresas delegadas, no caso de Suape.

“Como estamos em período de definições de orçamento, é preciso que haja demonstração de interesse por parte das administrações portuárias em optar pelos projetos, bem como ter compromisso com as execuções de suas etapas”, pontuou o técnico da SEP Tetsu Koike, da Coordenação Geral de Gestão da Informação do Departamento de Informações Portuárias da SEP. O vice-presidente de Suape informou, por sua vez, que o porto pernambucano encaminhará de imediato à SEP a relação do grupo de trabalho multidisciplinar, envolvendo as diretorias de Gestão Portuária e de Planejamento e Gestão, que se dedicará aos projetos. “Estamos inseridos no processo e vamos lutar para garantir parte desses recursos”, declarou D’Almeida.

O Sistema de Gerenciamento da Informação do Tráfego de Embarcações, conhecido por VTMIS (da sigla em inglês para Vessel Traffic Management and Information System) e a Cadeia Logística Portuária Inteligente (CLPI) já estão previstos no novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento Portuário (PDZ) de Suape, que será elaborado a partir do próximo semestre. O PDZ em vigor em Suape é de 2010 e foi o primeiro a ser aprovado no País. “Acreditamos que investir em tecnologia é a tendência para avançarmos no aumento da eficiência e, consequentemente, no volume de movimentação de cargas no nosso porto”, destacou o vice-presidente. No primeiro trimestre deste ano, Suape movimentou 4,9 milhões de toneladas, devendo chegar a 20 milhões até dezembro. Em 2014, 15,2 milhões de toneladas de produtos circularam pelo porto pernambucano.

O VTMIS é um auxílio eletrônico à navegação, com capacidade de monitorar navios em tempo real dentro do porto e na área de fundeio, onde as embarcações aguardam para fazer a atracação nos píeres e cais. O sistema também observa outros aspectos, como as condições meteorológicas, por exemplo. “Isso aumenta a eficiência e a segurança portuária e, se você mostra que é seguro, significa que você é mais competitivo”, frisou Koike. Cinco portos já foram contemplados pela SEP com o programa e estão em fase de elaboração do projeto básico e executivo do VTMIS. Encontram-se em estágio mais avançado de implementação do sistema os portos de Santos, em São Paulo, e de Vitória, no Espírito Santo.

No caso do CLPI, o benefício será para o acesso portuário via modal rodoviário. “O sistema realiza um agendamento e sequenciamento prévios para o acesso ao porto, fazendo o cálculo automático da fila virtual dos caminhões, que aguardarão o chamado para transporte da carga num truck center. Atualmente, Suape negocia a operação de um espaço voltado aos caminhoneiros nas suas imediações. Duas tecnologias serão usadas para identificar os veículos, o OCR (sigla em inglês para Optical Character Recognition), ou reconhecimento ótico de caracteres, e o RFID (sigla em inglês para Radio-frequency Identification), ou identificação por radiofrequência. Os veículos deverão instalar uma etiqueta de radiofrequência no para-brisa dianteiro que permitirá o registro de sua passagem pelo porto”, detalhou Koike, lembrando que este sistema já é amplamente utilizado nas praças de pedágio das rodovias concessionadas no País.

Contato

Rodovia Indonésia, S/N

Bairro: Distrito Industrial de Ipojuca - Suape

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55598-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Fale Conosco

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE DENÚNCIA

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac       acesso
         
      sei
         
portal transparencia pe 3        
X