Por Grace Souza
A Ouvidoria de Suape é a terceira mais eficiente do Governo de Pernambuco. O ranking de resolutividade referente ao primeiro semestre deste ano foi divulgado, no último dia 30 de junho, pela Secretaria da Controladoria Geral do Estado (CGE), responsável pelas 60 ouvidorias no Estado. Em primeiro lugar ficou a Ouvidoria do Distrito de Fernando de Noronha e, em segundo, a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Esta foi a primeira vez que a CGE divulgou um ranking entre as ouvidorias, levando em consideração as 28 unidades que receberam mais manifestações em seis meses, ou seja, aquelas que registraram mais de 100 demandas no período.
De janeiro a junho, a Ouvidoria de Suape recebeu 479 manifestações, entre sugestões, reclamações e elogios e pedidos de acesso à informação, conforme estabelece a Lei Estadual de Acesso à Informação (Lei nº 14.804, de 29 de outubro de 2012). Desse total, 96,7% foram respondidas dentro do prazo legal de 20 dias. “Esse resultado é fruto de um trabalho sério desenvolvido na Ouvidoria, sempre com respeito às pessoas e dedicação ao serviço público”, disse o vice-presidente de Suape, Bernardo D’Almeida. Em Fernando de Noronha, foram 1.003 demandas registradas, com resolutividade de 99,6% e na Cepe, foram 214 manifestações, com 97,2% de resolutividade.
Ligada à Diretoria Vice-Presidência, a Ouvidoria de Suape tem o compromisso de mediar as relações entre a instituição, os colaboradores e o público em geral. Desde sua criação, em março de 2009, é comandada por Emílio Schuler, funcionário de Suape desde a fundação da empresa, há 36 anos. “Procuramos com ética e espírito altruísta chegar às pessoas que precisam de nós. É um trabalho dignificante porque visa ao bem comum de todos que vivem o dia a dia do Complexo”, afirmou Schuler.
Além do ouvidor, o setor conta com a assistente técnica Giselle Conde, que é ouvidora certificada. “A Ouvidoria é uma importante ferramenta de gestão para a administração do Complexo e, há seis anos, tem contribuído para o fortalecimento institucional da empresa no Estado”, comentou Giselle.
As atividades da Ouvidoria de Suape são realizadas em parceria com a Ouvidoria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, à qual é vinculada, e a Ouvidoria Geral do Estado. O cidadão pode acionar a Ouvidoria pelos sites www.suape.pe.gov.br ou www.ouvidoria.pe.gov.br; por manifestação para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; por correspondência para a Ouvidoria, que fica no Centro Administrativo do Complexo Industrial Portuário de Suape, na Rodovia PE-60, Km 10, Engenho Massangana, Ipojuca - PE, CEP: 55590-000. Se preferir, o cidadão pode, ainda, ligar para o telefone (81) 3527.5070 ou procurar o setor pessoalmente.