Por Paula Lourenço
De passagem em Pernambuco para participar da ‘Turnê do Brasil - ações conjuntas Brasileiras e Europeias para o Desenvolvimento Azul’, a comitiva finlandesa visitou o Complexo Industrial Portuário de Suape para conhecer a região e entender as possibilidades de prospecção de negócios e estudos. Os representantes do país nórdico, conhecido no ramo da alta tecnologia e dos ótimos índices de desenvolvimento humano, foram recebidos pelo diretor do Fórum Suape Global, Sílvio Leimig, no último dia 13 de novembro.
Entre os membros da comitiva que visitou Suape, estava a Conselheira de Educação Tiina Vihma-Purovaara, do Ministério da Educação, Ciência e Cultura da Finlândia. Vihma-Purovaara afirmou que o interesse em Suape se estende desde a capacidade para receber novos estaleiros até uma possível parceria educacional, com intercâmbios e estágios. “A Finlândia é um país pequeno e nós queremos expandir nossas relações não só dentro da Europa, mas também em outros continentes. E o Brasil tem um enorme potencial de crescimento, assim como Pernambuco e Suape”, detalha a conselheira.
A ‘Turnê do Brasil - ações conjuntas Brasileiras e Europeias para o Desenvolvimento Azul’, foi organizada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Sectec), Ministério da Educação, Ciência e Cultura da Finlândia, juntamente com União Europeia e pautou o desenvolvimento sustentável nos oceanos.