Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Suape ganha prêmio ambiental pela 3ª vez

Notícias

Suape ganha prêmio ambiental pela 3ª vez

Por Grace Souza

Uma iniciativa ambiental do Complexo Industrial Portuário de Suape foi premiada por servir de exemplo para empresas, escolas e organizações não-governamentais. Trata-se do Projeto de Pedagogia Ambiental, que já capacitou 2,8 mil cidadãos em cursos e oficinas gratuitos de 2010 a maio deste ano, e, deste total de alunos, 1,2 mil replicaram o conteúdo aprendido em suas comunidades. Eles implantaram projetos de coleta seletiva, fizeram palestras e desenvolveram práticas sustentáveis. A cerimônia de entrega do Prêmio Top Socioambiental da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB-PE) ocorreu no dia 27/05, às 19h, no auditório do JCPM, no bairro do Pina, no Recife. Esta é a terceira vez que Suape recebe a distinção. Nesta edição, a empresa concorreu com 19 instituições. Anteriormente, o projeto foi vencedor pelo pioneirismo e pela quantidade de vagas ofertadas.

Um dos projetos multiplicadores do Projeto de Pedagogia Ambiental foi desenvolvido pelos estudantes do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Vitória de Santo Antão Emerson Oliveira e Berlândia Leão, alunos dos cursos de Agropecuária e Agricultura Familiar, que implantaram o trabalho “Aquicultura Sustentável” na comunidade rural Oiteiro, em Vitória de Santo Antão. Os alunos ensinaram novos métodos de criação de peixes e crustáceos a 16 pequenos agricultores familiares, a partir de minicursos, oficinas e distribuição de cartilhas. Além do conhecimento repassado, os estudantes conseguiram trabalhar o resgate da cultura da pesca e variação do cardápio alimentar, mostrando aos agricultores a melhor forma de comercializar o excedente da produção.

“Essas iniciativas nos mostram o quanto este programa pode contribuir para o desenvolvimento de projetos coletivos de práticas sustentáveis em comunidades, escolas e empresas. Nossos cursos relacionam desenvolvimento econômico, conservação ambiental e recuperação dos ecossistemas e os participantes são estimulados a continuarem essas atividades após a conclusão das aulas”, explica Caio Ramos, vice-presidente de Suape.

Em Suape, os alunos do IFPE de Vitória de Santo Antão concluíram o Curso Livre de Educação Ambiental, uma das capacitações gratuitas do programa que oferece também o Curso de Pedagogia Ambiental e a Oficina de Restauração Ecológica. Todos proporcionam certificação, material didático, alimentação e transporte, com aulas teóricas e práticas, que acontecem no Viveiro Florestal, criado por Suape, e nas áreas de matas dentro do Complexo. O programa abrange, ainda, outras atividades como o projeto de visitação ao Porto, o plano de coleta seletiva, a campanha permanente de combate à dengue e as ações de apoio à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, inserindo ações de educação ambiental. A empresa já investiu R$ 3,1 milhões na iniciativa.

Além de Suape, foram premiadas na categoria Meio Ambiente as empresas Bradesco Capitalização, Camará Shopping Center, Castro Projetos e Consultoria, Celpe, Consórcio Ipojuca, Shopping Center Difusora, Transpetro e Wilson Sons.

 

 

Ouvidoria

Redes Sociais

Please publish modules in offcanvas position.

X