Por Grace Souza e Paula Lourenço
Integrantes do Complexo Industrial Portuário de Suape, da consultoria Diagonal/Ceplan e da Agência Estadual de Pesquisa e Planejamento de Pernambuco (Condepe/Fidem) realizaram, na última sexta-feira (30/8), na sede da Agência no Recife, uma reunião de alinhamento das ações do Programa Especial de Controle Urbano-Ambiental do Território Estratégico de Suape, elaborado pela Condepe/Fidem, com o Projeto Suape Sustentável, desenvolvido por Suape, por meio da consultoria Diagonal/Ceplan. Participaram da reunião o vice-presidente de Suape, Caio Ramos; o coordenador de Gestão Estratégica, Leonardo Igrejas; a economista Tânia Bacelar pelo Consórcio Diagonal-Ceplan, com demais representantes; e o presidente da Condepe/Fidem, Maurílio Lima, além de técnicos da Agência.
No encontro, foram abordados temas comuns aos dois projetos e discutidas possíveis atuações conjuntas, no intuito de somar esforços para desenvolver ações estratégicas para as cidades. O projeto Suape Sustentável visa implantar o melhor modelo de desenvolvimento socioeconômico do País, buscando uma ocupação equilibrada e harmônica do Território Estratégico de Suape, formado pelos municípios Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Escada, Moreno, Ribeirão, Rio Formoso e Sirinhaém, tendo como premissas: ambiente mais favorável para fazer negócios, qualidade melhor de vida para todos e meio ambiente tratado de forma diferenciada.
O Programa Especial de Controle Urbano-Ambiental do Território Estratégico de Suape é coordenado pela Agência Condepe/Fidem e desenvolvido em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Tem como principal objetivo estruturar as entidades municipais e estaduais de controle urbano e ambiental para o desempenho eficiente de suas funções de gestão territorial, contribuindo para o crescimento ordenado e sustentável dos que compõem o Território Estratégico de Suape.