Por Eduarda Azoubel
Foi dado mais um passo para o desenvolvimento do Conjunto Habitacional Nova Tatuoca. Os futuros moradores do local estiveram no Centro Administrativo do Complexo Industrial Portuário de Suape, na última terça-feira (13/08), para o sorteio das 75 casas que estão em construção. O processo foi realizado por uma equipe multidisciplinar de Suape e do Consórcio Diagonal/Ceplan e contou com a colaboração dos moradores, que escolheram como transcorrer o sorteio.
Por escolha da maioria das 75 famílias que habitarão o local, o sorteio se deu em duas partes. Primeiro, foram sorteados números. Num segundo momento, de acordo com a ordem dos números, representantes de cada família foram até o mapa do loteamento para escolher a localização das suas casas. A segunda opção, que foi menos votada, sugeria a realização do sorteio também das casas na segunda etapa do processo.
Atendendo a critérios de prioridade previamente estabelecidos junto ao Ministério Público de Pernambuco, os moradores acima de 60 anos e os portadores de problemas de saúde, deficiência física e mental tiveram preferência na escolha das casas. A lista destes futuros residentes de Nova Tatuoca totalizou dez pessoas, sendo seis idosos e quatro deficientes.
A área designada para a implantação do projeto urbanístico possui um total de cinco hectares e está localizada próxima aos habitacionais Vila Suape e Cêpovo, no município do Cabo de Santo Agostinho. A estrutura da casa de 48 metros quadrados conta com dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço. Em uma próxima reunião, as 75 famílias poderão escolher as cores da casa por meio de uma oficina também promovida por Suape e o Consórcio Diagonal/Ceplan.
O Loteamento Nova Tatuoca fica a poucos metros do litoral e de serviços públicos, como escola, posto de saúde e transporte público. O loteamento contará com sistema viário, pavimentação, iluminação pública, abastecimento de água e esgotamento sanitário. Além disso, terá um galpão para arranjos produtivos da comunidade e uma área de lazer e entretenimento, que deverá ser sugerida e acordada entre os moradores em oficinas realizadas por Suape. Os equipamentos comunitários e uso do galpão de Nova Tatuoca foram definidos em oficina com as famílias, realizada no auditório do Centro Administrativo de Suape em julho. O empreendimento está sendo construído com recursos do Complexo de Suape, e tem um valor total de R$ 5,6 milhões.
Com o intuito de consolidar a participação da população local na condução dos trabalhos e na tomada de decisões importantes, o Loteamento Nova Tatuoca está dentro dos projetos prioritários do Fórum Suape Sustentável. As atividades dos grupos buscam transformar o Complexo Industrial Portuário de Suape e o seu território estratégico em um modelo de desenvolvimento econômico, social e ambiental, colaborando com a melhoria da qualidade de vida de toda a região.