Por Pâmella Cavalcanti
Audiência pública sobre as obras foi realizada nesta terça-feira (02/07)
O Complexo Industrial Portuário de Suape realizou, na manhã terça-feira (02), uma audiência pública sobre as obras do Cais de Múltiplos Usos e acessos rodoviários à Ilha de Cocaia. A apresentação foi realizada pelo diretor de Engenharia e Meio Ambiente, Victor Vieira, no auditório do Centro Administrativo. O objetivo foi esclarecer as dúvidas da sociedade. O edital da licitação deve ser lançado até setembro deste ano e a execução das obras está estimada para ocorrer em 30 meses.
“A obra está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e proporcionará uma ampliação da infraestrutura portuária, além do crescimento na movimentação de cargas. Através dela escoaremos o coque, proveniente da Refinaria Abreu e Lima, e receberemos o clínquer e o minério de ferro, trazido do Piauí pela ferrovia Transnordestina”, detalhou Vieira.
A licitação será por Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), prevista na Lei 12.462/2011. A empresa vencedora ficará responsável pela construção do cais e dos acessos, caracterizando o regime de contratação integrada. Caberá a ela elaborar e desenvolver os projetos básico e executivo, executar as obras e serviços de engenharia, a montagem, a realização de testes, a pré-operação e todas as demais operações necessárias e suficientes para a entrega final do objeto.
Participaram, ainda, representando o Complexo de Suape o coordenador de Licitações e Contratos da empresa Suape, Mauro Falcão, a coordenadora de Projetos de Engenharia da instituição, Alexandra West, além de representantes das empresas Andrade Gutierrez, Dragabras, OAS, Construcap e Fundações Especiais.