O Complexo Industrial Portuário de Suape integrou, na semana passada, uma missão de Pernambuco à Finlândia. Liderada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECTEC), a visita teve como objetivo principal ampliar as parcerias nas áreas de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia, além de prospectar negócios com empresas finlandesas no nosso Estado. Também fizeram parte da comitiva representantes da UFPE, UPE e do ITEP.
Durante a viagem, os membros da missão participaram de um evento promovido por uma importante rede de fornecedores de equipamentos e tecnologias construída ao redor da indústria marítima finlandesa, a OSKE Maritime Cluster Programme. Na ocasião, o diretor do fórum Suape Global, Silvio Leimig, teve a oportunidade de apresentar o projeto que visa transformar o Estado num polo provedor de bens e serviços para indústrias de petróleo, gás, naval e offshore, criando um ambiente favorável e toda a infraestrutura necessária para a chegada de grandes empreendimentos no Estado.
Como resultado da visita, ficou definida a vinda de uma comitiva finlandesa composta por representantes do governo, empresários e instituições de educação, ciência e tecnologia até o final deste ano. A missão terá como foco o desenvolvimento de parcerias bilaterais para o adensamento de cadeias produtivas no território estratégico de Suape.
MISSÂO - O grupo se reuniu com os Ministérios de Educação, de Economia e Emprego e com os prefeitos das cidades de Turku, Pori e Uusikaupunki, localizadas no sudoeste da Finlândia. A comitiva visitou, ainda, diversas instituições de ensino que possuem parcerias com o Estado para intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores, como a Universidade de Ciências Aplicadas de Turku, que recebe atualmente estudantes de engenharia mecânica da Universidade Federal de Pernambuco.