Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Complexo de Suape inicia projeto Porto sem Papel

Notícias

Complexo de Suape inicia projeto Porto sem Papel

Nesta segunda-feira (26), o Complexo de Suape deu início ao plano de implantação do Portal de Informações Portuárias e do Sistema Concentrador de Dados do projeto Porto sem Papel (PSP). Um seminário gerencial foi realizado no auditório do Centro Administrativo de Suape com o intuito de apresentar detalhes do PSP, além das principais características do Sistema de Dados. 

O encontro contou com a presença de representantes da Secretaria dos Portos da Presidência da República (SEP), autoridades portuárias, autoridade marítima, Polícia Federal, Anvisa, VISIAGRO e sindicatos das Agências Marítimas do Estado. A parte da tarde foi reservada para os treinamentos de gestão de conteúdo do Portal e do sistema de cadastro das informações. 

O vice-presidente do Complexo, Frederico Amancio, ressaltou que o Porto sem Papel é fundamental para a modernização dos portos. “Acredito muito no sucesso do projeto, principalmente se tivermos o apoio e a integração de todos os órgãos envolvidos no processo”.

Os treinamentos para cadastrar, operar e gerenciar os dados no Portal acontecem entre os dias até o dia 29 de março. Paralelamente às atividades de capacitação, serão realizadas, durante toda a semana, reuniões técnicas entre os representantes da SEP, autoridade portuária e Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) – órgão responsável pelo desenvolvimento do sistema-, para detalhamento dos sistemas e rotinas existentes nos portos.

O PROJETO – Idealizado pela Secretaria dos Portos da Presidência da República (SEP), foi concebido para criar um mecanismo único e informatizado, que integre, em um banco de dados, todas as informações relativas à estadia de navios nos portos brasileiros, o projeto visa eliminar o trâmite de documentos, além de reduzir o tempo de permanência das embarcações nos terminais portuários. 

O objetivo é facilitar o fornecimento de todas as anuências para a atracação, operação e desatracação da embarcação, armazenando todas as informações necessárias aos órgãos competentes, de modo que os dados sejam enviados apenas uma vez. Na prática, o agente ou armador acessa o portal do programa utilizando uma identidade digital e insere as informações nesse sistema único. Essa base de dados poderá ser consultada pela Anvisa, Marinha, Ministério da Agricultura, Polícia Federal e Autoridade Portuária.

 

Contato

Rodovia Indonésia, S/N

Bairro: Distrito Industrial de Ipojuca - Suape

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55598-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Fale Conosco

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE DENÚNCIA

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac       acesso
         
      sei
         
portal transparencia pe 3        
X