A estatal portuária é uma das patrocinadoras do festival
O Complexo de Suape marca presença no Rec’n’Play 2025, festival de inovação e tecnologia que acontece desta quarta-feira (15) até sábado (18), no Bairro do Recife. Com estande de 35 metros quadrados instalado na Avenida Alfredo Lisboa, o porto apresenta experiências imersivas que traduzem sua agenda de transformação digital e o compromisso com uma gestão com foco no futuro. Esta é a segunda participação consecutiva da empresa no evento.
“Estar no Rec’n’Play reforça o compromisso de Suape com o avanço tecnológico e a busca permanente por soluções que tornem nossas operações mais eficientes. O festival é uma vitrine de inovação, uma oportunidade para compartilhar o que temos desenvolvido e os resultados já alcançados”, afirma o diretor-presidente da estatal, Armando Monteiro Bisneto.
O espaço de Suape conta com várias atrações interativas, como totem com game digital, sistema fotográfico que cria avatares por inteligência artificial (IA) e máquina de personalização de copos, que produz brindes exclusivos em tempo real. Os visitantes também têm acesso a óculos de realidade virtual (VR) e participam de dinâmicas educativas que unem tecnologia, sustentabilidade e criatividade. Além disso, o estande é ponto de divulgação da nova identidade visual de Suape, aproximando o público dos projetos e valores da empresa.
Colaboradores da estatal marcam presença em diversos painéis da programação oficial. A diretora de Inovação e Transformação Digital, Adriana Martin, participa do debate “O Poder da Cultura de Inovação”, às 15h50 desta quarta. Já o diretor de Sustentabilidade, Carlos Cavalcanti, conduz a apresentação “Sustentabilidade: "Bioativos e Crédito de Carbono em Suape” (às 17h) e integra o painel “Uma nova Era da Energia – Transição Energética Ágil, Responsável e Justa”, às 17h de sexta (17).
Ainda no dia 17, às 11h, Suape participa da discussão “Transformação Digital nas Indústrias: do Operacional à Automação", com representantes da Seara Alimentos e da Solar Coca-Cola, empresas instaladas no complexo. O encontro faz parte de uma programação que inclui a mesa “Inovação em Ação: Suape, startups e indústrias cocriando o futuro”, reunindo parceiros do setor produtivo. Às 13h30, a coordenadora de Inovação da estatal, Josi Pereira, participará do painel “Estruturando Projetos de Inovação em Rede: Case sobre um Desafio Portuário”.
“O Rec’n’Play é um ambiente ideal para demonstrar as transformações que a inovação vem promovendo em Suape. A implantação do PMIS (Port Management Information System), desenvolvido pelo Cesar, é um exemplo concreto dessa evolução. O sistema reduziu em cerca de 50% o tempo das operações, ampliando a produtividade e aprimorando o controle logístico. Essa conquista reflete o nosso compromisso com um porto cada vez mais inteligente e sustentável”, destaca Adriana Martin.