Suape foi um dos anfitriões e um dos destaques, nesta quarta-feira (15), do almoço do Grupo de Líderes Empresariais de Pernambuco (LIDE-PE). O diretor-presidente da estatal, Armando Monteiro Bisneto, apresentou, em um vídeo institucional, todas as potencialidades do complexo industrial e portuário como base estratégica de desenvolvimento econômico - sempre conectado às mais expressivas pautas globais.
Participaram mais de 200 executivos de diversos segmentos, entre eles o presidente do Bradesco, Marcelo Noronha, que foi o palestrante convidado, abordando o tema da atividade econômica no Brasil em 2025 e perspectivas para o próximo ano.
Da transição energética a investimentos estruturadores bilionários, já em andamento e para o futuro, o porto foi projetado como um diversificado hub de inovação e elo de conexão entre o Brasil e o mundo. “Tivemos a enorme satisfação de apresentar, aqui, o quanto Suape tem evoluído em infraestrutura, na captação de novos investimentos e nas questões inadiáveis da transição energética. Abrigaremos a primeira fábrica de e-metanol do Brasil, da dinamarquesa European Energy, e uma segunda fábrica da empresa GoVerde. Ambas com contrato assinado com o Governo do Estado Só aí serão R$4 bilhões em investimentos, com a geração de mais de 3 mil empregos", ressaltou.
Projetos como esses - da Europen e da GoVerde - integram, de acordo com o diretor-presidente, o Cluster Suape de Transição Energética. O que significa que Suape terá ações integradas de produção, armazenamento e transporte de hidrogênio verde, e-metanol e outros derivados sustentáveis, consolidando o complexo como plataforma logística-ambiental.
“Pernambuco torna-se, assim, polo de referência na nova economia verde, integrando o estado às cadeias globais de valor da transição energética", reiterou Armando Bisneto.
Os empresários também foram informados de que Suape, com 20 metros de profundidade no canal externo, está apto a receber navios de classe mundial, como o Suezmax, em sua capacidade máxima de carga. O canal interno, com obras de dragagem iniciadas e conclusão prevista para maio de 2026, atingirá a profundidade de 16,2 metros, e poderá operar com gigantes conteineiros com 366 metros de comprimento.
Foram destaque, ainda, a expansão da Refinaria Abreu e Lima, o Terminal da APM Terminals, que será o primeiro 100% elétrico da América Latina, além da chegada de um hotel de bandeira internacional. Também não faltou espaço para o Senai Pak, o primeiro parque tecnológico do Brasil, que, em parceria com o Senai Pernambuco, será inaugurado em breve no complexo.
O presidente do Sistema LIDE PE, Drayton Nejaim, disse que a participação do Porto de Suape como anfitrião do almoço empresarial com o Marcelo Noronha, presidente do Bradesco, é uma demonstração de que Suape tem o que mostrar para as principais lideranças empresariais do estado.
“Suape vem em um ano de agenda positiva, com muitas realizações importantes muitos projetos efetivados que mudam a dimensão de competitividade do porto e o presidente Armando Monteiro Bisneto puder acompanhar esse trabalho, mostrando à sociedade civil, à comunidade empresarial do Estado e as autoridades é, sem dúvida nenhuma, uma agenda positiva para a Pernambuco e para que a gente possa construir uma onda de otimismo sobre o desenvolvimento do Estado nos próximos anos” avaliou Nejaim.