Ação global envolve voluntários de 197 países
O Porto de Suape participou, no último sábado (16), do World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza), ação organizada no Brasil pelo Instituto Limpa Brasil – Let’s do It. Trata-se de um movimento cívico que já engajou mais de 70 milhões de pessoas em 197 países e tem por objetivo ajudar na redução de lixo do planeta. A iniciativa global promove a mobilização de voluntários para a limpeza de cidades, bairros, praias, praças e parques, sendo sempre realizada em um sábado do mês de setembro. Essa é a terceira vez que o atracadouro pernambucano adere ao movimento, engajando a comunidade portuária na causa.
Nessa edição, foram contemplados os píeres de granéis líquidos (PGL 1, 2, 3A e 3B), e os cais 4 e 5. “A ação é mais uma iniciativa da autoridade portuária que está em consonância com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Mais do que uma limpeza ambiental, o evento representa uma oportunidade para que cada trabalhador faça uma reflexão acerca dos hábitos que podem ser mudados no sentido de reduzir sua produção de resíduos, bem como exercer a cidadania, fazendo sua parte pelo oceano que queremos”, reforçou o diretor de Sustentabilidade do Porto de Suape, Carlos Cavalcanti.
A pauta é importante para alertar não só os portuários, como toda a população do entorno, sobre o descarte correto de resíduos, de maneira responsável e sustentável. “Aderimos ao movimento com o intuito de minimizar os impactos negativos sobre o ecossistema, a saúde humana e a qualidade de vida. O descarte correto não é apenas uma questão de responsabilidade individual, mas uma necessidade imperativa para a saúde do meio ambiente e da sociedade como um todo”, finalizou o diretor.
O material coletado pela equipe será separado e catalogado para a elaboração do relatório encaminhado ao Instituto Limpa Brasil. Participaram da ação funcionários da administração de Suape e dos terminais arrendatários: Tecon Suape, Bunge, Transpetro, Decal, Pandenor e Temape.
TERMINAL SELO AMIGO DO OCEANO
O atracadouro pernambucano desenvolve uma série de projetos que visam o cuidado do meio ambiente. A exemplo do Terminal Selo Amigo do Oceano, iniciativa criada para incentivar as boas práticas ambientais por parte dos terminais do porto organizado. A certificação, cujos resultados têm previsão de divulgação em novembro deste ano, avaliará critérios que contemplam a gestão ambiental portuária, incluindo o uso de água e energia e práticas de combate ao descarte do lixo no mar, além de ações de boas práticas ambientais.