Na solenidade, ocorrida na manhã desta sexta-feira (03), no auditório do prédio administrativo, Marcio Guiot agradeceu a acolhida dos funcionários e contou um pouco de sua trajetória profissional
O novo diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Marcio Guiot, foi apresentado, na manhã desta sexta-feira (3), aos colaboradores da estatal pernambucana. A solenidade ocorreu no auditório do centro administrativo e contou com a participação de 200 funcionários. No evento, também estavam presentes o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Cavalcanti; e os diretores interinos Alexandre Reis (Desenvolvimento de Negócios), Nilson Monteiro (Gestão Portuária e Planejamento), Igor Meireles (Engenharia). Carlos Cavalcanti acumula, interinamente, as Diretorias de Articulação Social e Gestão Fundiária e de Administração e Finanças.
De forma descontraída, o executivo Marcio Guiot, empossado pelo Consad no dia 1º de fevereiro com os demais diretores, aproveitou a solenidade para contar um pouco de sua trajetória profissional de mais de 20 anos de dedicação ao segmento de logística portuária. Ele aproveitou o encontro com os colaboradores para reforçar o compromisso com uma gestão inclusiva e focada na inovação e no desenvolvimento econômico do complexo em sintonia com a plataforma ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa).
“Temos a missão de transformar o Complexo de Suape em um dos mais competitivos do Brasil. É um grande desafio e eu conto com a colaboração de todos vocês, que fazem Suape, para alcançarmos essa meta. Para isso, vamos investir em novas tecnologias e em capacitação profissional, buscando sempre a melhoria dos processos para atrair cada vez mais negócios”, ressaltou, recebendo aplausos dos colaboradores.
O diretor Carlos Cavalcanti fez o discurso de abertura e elencou uma das principais marcas do complexo: a sustentabilidade. “Dos 17,3 mil hectares do nosso território, 59% da área é de preservação ambiental, algo inexistente em complexos industriais portuários em outras partes do país”, ressaltou, orgulhoso da preocupação da empresa com o meio ambiente e com as comunidades inseridas na área sob responsabilidade de Suape.
Após o término da apresentação, Guiot se colocou à disposição para interagir com a plateia. “Como representante do sindicato dos funcionários de Suape, desejamos que seja uma gestão de muita prosperidade e sucesso. Que seja um ano de crescimento para esse porto que tanto contribui para o desenvolvimento de Pernambuco e do Nordeste”, ressaltou Paulo Libório, colaborador que está há mais de 40 anos a serviço do porto.
CARREIRA
Com 46 anos e natural do Rio de Janeiro, Guiot tem larga experiência no setor portuário, um dos mais importantes para o desenvolvimento econômico local, regional e nacional. Ele acumula passagens em cargos de liderança por várias companhias do segmento, além de ter atuado como consultor em diversos projetos. Foi diretor da Brasil Terminal Portuário (Porto de Santos), Porto de Itapoá (Santa Catarina) e Libra Terminais Santos (também em Santos) e superintendente da Ceará Terminal Operator (CTO), no Complexo de Pecém (São Gonçalo do Amarante).
Formado em Ciências Náuticas pela Academia de Marinha Mercante do Rio de Janeiro, o novo gestor de Suape tem MBA pela Fundação Dom Cabral, especialização em ESG pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (USP) e cursos de desenvolvimento executivo no Brasil e no exterior.