Há quase um ano em funcionamento, a unidade consolida atividades e ajuda na formação educacional e profissional dos moradores da comunidade
Mais de cinco mil pessoas beneficiadas em 1.500 atividades, entre oficinas de cinema, cursos de culinária, rodas de conversas e reforço escolar. Este foi o saldo positivo do primeiro ano de funcionamento da Estação Compartilhar - Unidade Massangana, localizada no Cabo de Santo Agostinho. Inaugurado em janeiro de 2022, o espaço de atividades, iniciativa do Complexo de Suape, encerra o ano comemorando uma frequência entre 300 e 400 pessoas por, entre adultos, jovens e crianças. O projeto deixa um legado para a comunidade, ajudando a fomentar uma rede empreendedora para geração de renda familiar e estimulando o aprendizado de crianças, de jovens e de adultos.
![]() |
![]() |
“As famílias têm sido abençoadas com a chegada desse espaço aqui em nossa comunidade. Eu sou muito agradecida a Suape e aos parceiros por trazerem professores qualificados para nos ensinarem tantas coisas boas. Os cursos oferecidos pela Estação Compartilhar têm sido muito importantes principalmente para as mulheres de Massangana, que agora podem desenvolver suas habilidades e gerar sua própria renda”, comemora Islâine Aguiar, 32 anos, que realizou um curso de pães e massas com o intuito de aperfeiçoar os dotes culinários.
Além de incentivar o pequeno negócio para geração de renda familiar, por meio de aulas teóricas e práticas na cozinha-escola, a Estação Compartilhar está contribuindo para a aprendizagem de crianças e adolescentes. Durante o ano, foram ministradas aulas de reforço para os alunos da Escola Tempo Integral Joaquim Nabuco, localizada na comunidade, com o intuito de aperfeiçoar a escrita e a leitura dos estudantes selecionados para o projeto. “Quando a Estação Compartilhar foi inaugurada, tivemos a oportunidade de ter acesso a livros e computadores para fazer pesquisas, além de pessoas para nos orientar, o que nos ajudou muito no rendimento escolar”, comenta Erik Nascimento, 14 anos, aluno do 8º ano do ensino fundamental.
![]() |
![]() |
A frequência da comunidade no espaço multifuncional também proporcionou uma maior integração social, incentivando a requalificação da praça da localidade, entregue em outubro pela estatal portuária aos moradores. O novo espaço de convivência e lazer passou a ser uma extensão da Estação Compartilhar (fica em frente), atraindo ainda mais pessoas ao centro. “Estamos muito felizes com os resultados alcançados neste primeiro ano de funcionamento da Estação Compartilhar. Tudo o que foi planejado e executado pela equipe de responsabilidade social da empresa, obteve ganhos positivos. Prova disso está na participação efetiva da comunidade ao longo do ano”, celebra a coordenadora de Assistência Social de Suape, Líbia Paixão.
![]() |
![]() |
A Estação Compartilhar ocupa um imóvel de 94 metros quadrados e dispõe de biblioteca com cerca de 700 livros, computadores com acesso gratuito à internet, sala multimídia, espaço infantil, cozinha-escola e área externa para atividades recreativas. O espaço funciona das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira, com atividades de incentivo à leitura e realização de cursos para capacitação dos moradores da região.