Evento foi transmitido no Youtube do Ministério da Infraestrutura
O programa de inovação do Porto de Suape foi um dos destaques da Digital Week MInfra, nesta terça-feira (14), segundo dia da semana de eventos totalmente dedicada a abordar temas relacionados à transformação digital e inovação nos setores de transportes, trânsito e infraestrutura, promovido pela Secretaria-Executiva do Ministério da Infraestrutura (MInfra). O head de Inovação de Suape, Ed Dantas, dividiu o painel com representantes do Ministério da Infraestrura, Ministério da Economia e o líder do Port Community Systems (PSC) no Brasil, Marcelo D'Atona. O evento vem sendo transmitido ao vivo no youtube do MInfra até a próxima sexta-feira.
Em sua apresentação, Ed Dantas narrou desde o momento em que o Porto de Suape decidiu investir em Inovação, a partir de 2019, contratando uma equipe específica para inserir o tema na empresa, passando pelas conexões feitas com empresas do Complexo Industrial Portuário de Suape até o momento atual. "O ano um em Suape foi de busca, ideação, agora, nós estamos construindo produtos, junto com empresas privadas do território", salientou.
Recentemente, Suape contratou o Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD) para implementação de um programa de inovação aberta no Complexo. A ideia é que startups do Parque Tecnológico do Porto Digital identifiquem desafios e implementem soluções digitais em diversas esferas do sistema portuário. A contratação das startups poderá ser feita via encomenda tecnológica.
Paralelamente, a equipe de Inovação mantém programas de treinamento, para iniciar colaboradores e parceiros nos conceitos de inovação, por meio de trilhas. O programa interno é o Suape Labs. E o externo, o Projeta Labs, que tem, entre os participantes, funcionários do Porto de Itaqui. Durante a apresentação, Ed Dantas registrou a necessidade de adesão a modelos de trabalho em rede. "Não adianta deixar a inovação para depois. Realizar inovação em rede e orientado por dados são a próxima fronteira", concluiu.