Indústria começará a operar em janeiro de 2020
A SIW Kits Eólicos, indústria responsável pela produção de partes dos componentes das pás eólicas, iniciou a implantação de sua nova fábrica, neste mês, no Complexo Industrial Portuário de Suape. O empreendimento ficará localizado na Zona Industrial com 7,66 hectares de área. O investimento aplicado é de R$ 10 milhões. A empresa vem compor o polo eólico de Suape, atendendo inicialmente à LM Wind Power, fabricante de pás eólicas que pertence ao grupo GE e opera desde 2013 no Complexo de Suape. A SIW deve iniciar as atividades já em janeiro de 2020 com 40 empregos diretos e 30 indiretos. Futuramente, a fábrica pretende expandir a produção para outros clientes do Nordeste.
A SIW Kits Eólicos, empresa situada na Região Metropolitana de Sorocaba (SP), é líder em manufatura e beneficiamento de kits de material de núcleo para fabricação de pás eólicas na América do Sul, como wafer de madeira balsa e fibra (usados como matéria-prima na construção das pás).
“Viemos para Suape por motivo estratégico, visando o crescimento e a demanda de pás para o mercado eólico. Queremos atender fabricantes de pás eólicas em todo Nordeste, sendo a primeira empresa no ramo de fabricação de kits a se instalar na região”, afirmou Eric Augusto Walter, diretor da SIW.
“A chegada da SIW Kits Eólicos consolida o polo de energia renovável em Suape, adensando a cadeia de equipamentos eólicos e atraindo mais fornecedores locais. Estamos muito felizes por contribuir com o crescimento dessa energia no Estado”, afirmou Luiz Alberto Barros, diretor de Desenvolvimento de Negócios de Suape. A ponte entre a SIW Kits Eólicos e Suape foi feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ipojuca.
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o Brasil ocupa o 8º lugar entre os países que mais instalaram equipamentos eólicos no mundo e Pernambuco está entre os cinco estados que apresentaram maior potência eólica.