A Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, finalizou, na manhã desta segunda-feira (10/9), o curso de Gestão de Resíduos Sólidos, para 30 catadores da Cooperativa de Catadores da Comunidade de Vila Claudete, no Cabo de Santo Agostinho. As aulas foram iniciadas em 6 de agosto, contemplando seis módulos, divididos entre aulas práticas e teóricas que contabilizaram a carga horária de 36 horas. As aulas teóricas do curso foram ministradas no Centro de Treinamento de Suape (Ctreino).
A iniciativa surgiu de encontros entre a diretorias de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Gestão Fundiária e Patrimônio que juntos alinharam o apoio a cooperativa. O fechamento do curso foi comandado pela coordenadora de Educação Ambiental e Responsabilidade Socioambiental (CEAR), Danielle Sampaio, responsável pelo Projeto de Educação Ambiental. “É importante refletirmos sobre o que foi abordado durante este curso, para que possam aplicar de forma adequada e eficiente os conhecimentos adquiridos no exercício de suas atividades profissionais. Sabemos que através do estudo e da capacitação, temos uma oportunidade de melhoria da qualidade de vida das pessoas".
A coordenadora de Assistência Social (CAS), Líbia Paixão, responsável pela área que desenvolve atividades com as comunidades do entorno de Suape também participou do encerramento. “Como é importante participar de um momento como este. Destinar um tempo para aprender estar com os colegas e com o grupo e aprender sempre. Gostaria de aproveitar para agradecer a Diretoria de Meio Ambiente pela parceria. Viemos ao longo dos anos construindo uma relação com o grupo de catadores de Claudete”, comentou.
Todos os catadores são residentes de Vila Claudete, e alguns serão futuros moradores do Conjunto Nova Vila Claudete, que contará com 2.620 residências destinadas às famílias do território de Suape.