Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Recordes mantêm Suape entre os cinco maiores portos públicos do país

Notícias

Recordes mantêm Suape entre os cinco maiores portos públicos do país

|    Negócios

Suape site

Por Jéssica Lima

O Porto de Suape tem demonstrado em números sua força no cenário nacional. De acordo com dados divulgados nesta semana pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o atracadouro pernambucano é líder na movimentação entre os portos públicos do Nordeste, com um total de 23,6 milhões de toneladas* movimentadas, e quinto no ranking nacional (+3,9% em relação a 2016). Com o resultado, permanece à frente de atracadouros como o de Itaqui (19,1 milhões de toneladas), Aratu (6,9 milhões de toneladas) e Salvador (5,1 milhões de toneladas) no Nordeste.

A liderança do porto pernambucano está diretamente atrelada à boa infraestrutura portuária, à localização privilegiada e à implantação de empreendimentos que impulsionam as operações, principalmente, as de granéis líquidos. As operações de cabotagem e contêineres também cresceram e firmaram a posição de Suape. “Desde 2014, Suape vem crescendo de forma expressiva. Desde aquele ano, o aumento na movimentação foi de 54%, o que demonstra o potencial do porto no cenário nacional”, pontuou o vice-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Marcelo Bruto.

Entre os portos públicos do país, o atracadouro se manteve na liderança nacional da movimentação de granéis líquidos (17,5 milhões de toneladas) e na navegação por cabotagem (15,3 milhões de toneladas). O bom resultado levou o atracadouro pernambucano a ultrapassar, mais uma vez, o Porto de Santos – o maior do país -, que somou 13,4 milhões de toneladas na movimentação de granéis líquidos e 13 milhões na navegação por cabotagem.

No campo das importações, o porto pernambucano alcançou o 4º lugar no ranking nacional. Foram 6,4 milhões de toneladas de produtos que chegaram de outros países pelo porto pernambucano. Em primeiro lugar nas importações nacionais aparece o Porto de Santos (23,4 milhões de toneladas). Em seguida, o Porto de Paranaguá (13,4 milhões de toneladas movimentadas) e o Porto de Rio Grande (6,4 milhões de toneladas).   

O crescimento na movimentação de contêineres, que alcançou a maior marca já registrada por Suape, também colaborou para a performance geral. Em 2017, foram 461 mil TEUs mantendo o Porto em 4º lugar no ranking nacional. Novamente, a liderança é do Porto de Santos, com 2,9 milhões TEUs, seguido pelo Porto de Paranaguá (752 mil TEUs) e Rio Grande (744 mil TEUs).

Em 2017, o Complexo Industrial Portuário se destacou também por destravar projetos e conseguir investimentos extremamente importantes, que em curto prazo elevarão ainda mais os números da movimentação portuária. Com a ampliação de seu parque de tancagem, com investimentos privados de R$ 540 milhões, a capacidade estática de armazenagem de granéis líquidos passará de 700 mil m³ para mais de 1 milhão de m³ nos próximos anos. A expansão abrange as empresas Decal, Pandenor, Tequimar e Temape, instaladas no Porto Organizado de Suape.

*Números

De acordo com a Antaq, o Porto de Suape registrou a movimentação total de 23.631.472 milhões de toneladas. O número está um pouco abaixo do divulgado pela equipe de estatística da Diretoria de Gestão Portuária de Suape que contabilizou a movimentação total de 23.808.042, considerando as operações de remoções, safamento e transferências internas que estão incluídos no faturamento do atracadouro.

Contato

Rodovia Indonésia, S/N

Bairro: Distrito Industrial de Ipojuca - Suape

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55598-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Fale Conosco

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE DENÚNCIA

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac       acesso
         
      sei
         
portal transparencia pe 3        
X