O Complexo Industrial Portuário de Suape desenvolve diversas ações no seu território, a fim de garantir que os três pilares da sustentabilidade (social, econômica e ambiental) coexistam e interajam, colaborando com o crescimento econômico de Pernambuco.
Com uma área de 13,5 mil hectares, o Complexo destina 59% de seu território à preservação ambiental, dentro da Zona de Preservação Ecológica (ZPEC). Esta zona é caracterizada pela diversidade ecológica do bioma mata atlântica, e está situada nos municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, melhorando a qualidade de vida dos habitantes das áreas urbanas e promovendo o equilíbrio com a atividade industrial. O território de Suape é tão diverso que abriga ainda os biomas de restinga e mangue.
Para dar andamento aos projetos de restauração florestal, Suape possui um viveiro, desde 1995, com capacidade para produzir 450 mil mudas anualmente de espécies de mata atlântica. Na área de educação ambiental, a administração oferece cursos e oficinas, nos moldes do Programa Ambiental das Nações Unidas, para os moradores das comunidades vizinhas, professores, estudantes, profissionais das empresas instaladas em Suape referentes à pedagogia ambiental e ao desenvolvimento sustentável.
Desenvolve ainda o Programa Águas de Suape, pioneiro em cursos d’água no Brasil. Ele engloba os projetos Jardim Algodoais e o Nascentes, que farão a recuperação do riacho Algodoais, um curso de água de 10km, que corta a Zona Industrial do Complexo de Suape.
Outras projetos e ações estão em andamento ou são desenvolvidos permanentemente pela Empresa Suape com o objetivo de aliar o desenvolvimento econômico à proteção do meio ambiente e à melhoria das condições de vida dos habitantes do território do Complexo.
![]() |
59% dos 13.5 mil hectares de Suape são destinados à preservação ecológica |
![]() |
450 mil mudas é a capacidade anual do Viveiro Florestal |
![]() |
29 toneladas de materiais recicláveis coletados e doados de 2015 a 2016 |
![]() |
Mais de mil hectares de mata atlântica, mangue e restinga em restauração no Complexo |