Última atualização em: 24 de fevereiro de 2023
1) Como faço para trabalhar em Suape?
O Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros – Suape é uma empresa pública, administrada pelo Governo do Estado de Pernambuco. O ingresso no quadro funcional da empresa é feito por meio de concurso público, quando houver disponibilização de vagas.
Para se candidatar a uma das vagas oferecidas pelas empresas que funcionam dentro do Complexo de Suape, o trabalhador deve se cadastrar na Agência do Trabalho, que faz a intermediação com os empregadores. Para mais informações, você poderá comparecer a uma das unidades ou acessar o site www.setqe.pe.gov.br.
2) Como faço para conhecer o Complexo Industrial Portuário de Suape?
O Complexo Industrial Portuário de Suape dispõe de um programa de visita guiada. Para agendar uma visita acesse http://www.suape.pe.gov.br/pt/institucional/agende-sua-visita Outras informações podem ser obtidas pele telefone +55 81 3527-5014. O horário de atendimento é das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Se preferir, envie um e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
3) Qual o procedimento para ser fornecedor de Suape?
SUAPE – Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros é uma empresa pública estadual e está sujeita às regras gerais de licitação. Conforme a legislação vigente, os contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações devem ser realizados por meio de processo licitatório.
Para outras informações sobre os processos de licitação realizados pela Empresa Suape, favor entrar em contato com a Comissão de Pregão e Licitação pelo telefone (81) 3527-5025.
4) Como posso obter incentivos fiscais para instalar minha empresa em Suape?
Para receber informações sobre incentivos fiscais, solicitamos procurar a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) pelo telefone: 81 3181-7312.
5) Como posso participar do programa de Jovem Aprendiz?
Para participar do Programa Aprendiz Legal, os jovens devem ter entre 14 e 24 anos, estudar em escola pública e não possuir carteira assinada. Para mais informações e inscrições, entre em contato com a CIEE – Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco. Rua do Progresso 465 Edf. Villa Empresarial Boa Vista- Recife. Telefone: (81) 3131-6000.
6) Como participar das seleções para vagas de estágio?
Os candidatos à vagas de estágio devem enviar seus currículos para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
7) Como obter informações sobre licitações?
Você pode solicitar os editais de licitação pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., pelo telefone (81) 3527.5025, ou ainda pelo portal de Suape.
8) Quais as regras para obter acesso à área portuária?
As instalações portuárias de Suape são regidas por normas internacionais que prezam pela segurança das pessoas, veículos e cargas. Conheça abaixo as normas que regulamentam o acesso ao Porto.
Controle de Acesso de Pessoas e Veículos
O acesso de pessoas e Veículos ao Porto Organizado de Suape é restrito e está condicionado aos termos da Portaria n.º 036/SUAPE/2020, de 10 de julho de 2020 (Normas de Acesso de Pessoas e Veículos ao Porto Organizado de SUAPE – NAPV).
Os procedimentos operacionais obedecem à regra técnica de vistorias em cumprimento ao Plano de Segurança Portuária e são condições essenciais para acesso. Deste modo, toda pessoa que desejar ingressar no Porto tem o direito de se recusar a ser identificada, vistoriada e monitorada, assim como a seus pertences. No entanto, a administração do Porto de Suape tem o poder/dever de recusar a entrada dessas pessoas e de seus pertences ao Terminal Portuário e, com mais rigor, o acesso às áreas de segurança do terminal, por razões de segurança.
Acessos
Área Controlada – compreende área entre o Posto de Controle 1 (entrada principal) e os limites de acesso aos demais postos de controle (PC) e postos de controle locais (PCL), à Área Restrita.
Área Restrita – compreende as áreas a partir dos postos de controle e postos de controle locais de acesso aos recintos alfandegados.
9) Qual o perfil das empresas instaladas em Suape?
O Complexo Industrial Portuário de Suape conta com um conglomerado de 220 empresas de capital nacional e internacional, em operação ou implantação, cujos investimentos privados ultrapassam R$ 74,5 bilhões. Juntas, as empresas situadas no Complexo geram mais de 40 mil empregos diretos. Ao mesmo tempo em que ofertam emprego e renda no território estratégico de Suape, esses empreendimentos alavancam a economia do Estado, com a contratação de fornecedores, sejam de pequeno, médio ou grande porte, em todo o Estado. As empresas atuam em 11 polos de negócios, são eles: Logístico, Granéis Líquidos e Gases, Naval e Offshore, Petroquímico, Pré-forma Plástica, Componentes Eólicos, Geração de Energia, Metalmecânico, Alimentos e Bebidas, Farmacoquímico e Material de Construção.
10) O entreposto da Zona Franca de Manaus (EZFM) tem operações em Suape?
Sim. O Entreposto da Zona Franca de Manaus (EZFM) está instalado em Suape desde março de 2014 e é o terceiro em operação no Brasil dos quatro existentes. Os outros estão instalados nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina. O EZFM tem autorização para funcionar devido ao protocolo celebrado entre o estado de Pernambuco e o do Amazonas que isenta ICMS sobre os produtos fabricados na Zona Franca de Manaus, permitindo que a oferta de produtos aos nordestinos aconteça de forma mais rápida. Com 55 mil m², o Entreposto tem capacidade para movimentar 3 mil TEUs/ano, 37 mil posições de pallets e 88 docas para recepção e expedição de cargas.
11) Quais os principais diferenciais competitivos do Porto de Suape?
O Porto de Suape está entre os cinco portos públicos do Brasil com melhores opções de conexão marítima e maior representatividade comercial. Nossa localização estratégica nos mantém conectados a portos em vários continentes, com linhas diretas para a Europa e América do Norte. Saindo daqui, a mercadoria está a 7 dias da costa leste dos EUA e a 9 dias do Porto de Rotterdam, na Holanda.
12) Qual a área dos Terminais Alfandegados em Suape?
O Complexo de Suape tem 952 mil m² de capacidade total de armazenamento de contêineres e cargas gerais, sendo 596 mil m² deste total localizado na Zona Primária. Dos terminais alfandegados, contamos com Tecon, Localfrio, Wilson,Sons e Júlio Simões Logística, que juntos têm capacidade estática de armazenagem de mais de 60 mil TEUs. É por eles que passam as cargas de importação ou de exportação controladas pela Alfândega.