Diálogo institucional consolida boas práticas e foco no interesse público

Fortalecer o diálogo entre as instituições, com base na transparência, na governança corporativa e na excelência da gestão pública, é fundamental para impulsionar o desenvolvimento sustentável de Pernambuco. Com esse propósito, o diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Armando Monteiro Bisneto, esteve, na última terça-feira (13), na Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), em reunião com o titular da pasta, Renato Cirne. O diretor Jurídico de Suape, João Vítor Paiva, participou do encontro.
Os gestores conversaram sobre as ações de controle interno, integridade, compliance e governança, pilares centrais do trabalho desenvolvido pela SCGE, aos quais Suape está alinhado. Um dos assuntos tratado foi a elaboração de um acordo de cooperação técnica entre as instituições. A parceria prevê a troca de conhecimentos técnicos, o apoio na implementação de boas práticas de integridade, gestão de riscos e controles internos. Com a colaboração, Suape vai aprimorar seus processos administrativos, ampliar a conformidade com a legislação e reforçar o compromisso com a ética, a prevenção de irregularidades e a prestação de contas à sociedade.
Uma das iniciativas já implementada pela SCGE e da qual Suape é signatária é a Rede de Ouvidorias do Estado de Pernambuco. Integrante dessa rede desde 2009, a Ouvidoria de Suape atua conforme as normas estabelecidas, conta com equipe continuamente capacitada em temas como Lei de Acesso à Informação e Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e, em 2025, foi reconhecida com o Selo Ouro no Índice de Adequação às Diretrizes de Ouvidoria (IAO), em razão das boas práticas e da qualidade no atendimento à sociedade.
Outro acompanhamento que a SCGE faz e ao qual Suape está submetido é com relação ao Indicador de Adequação ao Sistema de Controle Interno (IAS), instrumento que verifica a conformidade das unidades de controle interno aos requisitos do Decreto Estadual nº 47.087/2019, às portarias e às orientações técnicas da SCGE, com base em 22 pontos de controle. Historicamente, Suape tem se destacado nas avaliações de governança, atingindo níveis elevados de desempenho.
“O alinhamento de Suape às diretrizes da SCGE reforça o nosso compromisso com a integridade, a transparência e a boa governança. Atuamos de forma permanente no fortalecimento dos controles internos, do compliance e da ouvidoria. Nossos resultados demonstram que estamos no caminho certo para garantir uma gestão responsável, eficiente e orientada ao interesse público”, destacou Armando Monteiro Bisneto.
Outra iniciativa da SCGE de grande importância para a sociedade é o Portal da Transparência. Suape está integrado a essa plataforma que garante o acesso público a informações sobre a gestão dos recursos, contratos, licitações, convênios e despesas da administração estadual, reforçando o compromisso com a transparência, a legalidade e o controle social. O Governo de Pernambuco conquistou, no ciclo 2025 do Levantamento Nacional de Transparência Pública (LNTP), o Selo Diamante, com 95,69% de conformidade, consolidando-se entre os estados mais transparentes do Brasil.
Ao final da agenda, o secretário Renato Cirne convidou os representantes de Suape para participar da 1ª Corrida da Integridade, marcada para o dia 12 de abril. O evento contará com percursos de 5 km, 10 km e corrida infantil. O convite foi prontamente aceito e será estendido a todos os colaboradores de Suape, reforçando o compromisso conjunto com a ética, a integridade e a cidadania.
