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Suape realiza primeira operação no canal externo após homologação da dragagem

|    Porto

Embarcação Romulo Almeida inaugura novo marco operacional do porto pernambucano

 

2025.10.09 Navio Romulo Almeida por Rafael Reines Suape 1 

 

O Porto de Suape registrou, na manhã desta quinta-feira (9), um marco histórico com a chegada do navio petroleiro Romulo Almeida, primeira embarcação a trafegar pelo canal de acesso externo recentemente dragado e homologado para 20 metros de profundidade. A operação simbolizou o início de uma nova etapa na infraestrutura portuária de Pernambuco, elevando o atracadouro a um patamar de competitividade compatível com os principais complexos marítimos do Brasil e do continente americano.

Operado pela Transpetro e integrante da frota da Petrobras, o Romulo Almeida, de bandeira brasileira, atracou por volta das 9h, no Píer de Granel Líquido 3A, para o embarque de 17 mil metros cúbicos (m³) de Diesel S10 provenientes da Refinaria Abreu e Lima (Rnest). A operação envolveu equipes de Suape, da Praticagem de Pernambuco e da Capitania dos Portos, garantindo a segurança e eficiência na manobra.

Para o diretor-presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto, o momento representa um divisor de águas na história do porto. “Essa é uma conquista que celebramos em grande estilo, com a homologação da dragagem do canal externo do nosso porto, que é resultado de um projeto robusto que fortalece nossa infraestrutura e amplia o potencial logístico de Pernambuco. Sob a liderança da governadora Raquel Lyra, estamos investindo em modernização para atrair mais negócios e receber embarcações de grande porte”, destacou.

 

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A dragagem do canal externo, recentemente homologada pela Marinha do Brasil, garantiu profundidade operacional de 20 metros e calado de até 17,3 metros, permitindo a atracação de navios da classe Suezmax, com capacidade superior a 170 mil toneladas de porte bruto.

CANAL INTERNO

Paralelamente a esse entrega, está em andamento a dragagem do canal interno, intervenção que restabelece as profundidades de navegação e assegura condições adequadas para o tráfego e a atracação de embarcações de diferentes portes com carga máxima, a exemplo do Panamax, gigante do mar com 366 metros de comprimento.

 

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O investimento total é de R$ 217 milhões, sendo R$ 117 milhões do Governo do Estado e R$ 100 milhões do Ministério de Portos e Aeroportos, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC3). O canal interno está sendo aprofundado para 16,2 metros, com prazo de execução de seis meses e remoção estimada de 3,8 milhões de metros cúbicos de sedimentos.

Crédito das fotos: Divulgação/Suape

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