Para os ex-moradores com perfil rural, a administração do Complexo Industrial Portuário de Suape inaugurou, no início de 2013, o primeiro assentamento: o Valdir Ximenes, situado no município de Barreiros, na Mata Sul do Estado. O assentamento foi criado pelo Decreto Nº 37.840, de 07 de fevereiro de 2012.
Atualmente, 126 famílias moram na área de 1,1 mil hectares. Cada uma recebeu um lote de cinco hectares, com o respectivo título de posse. O assentamento está dividido entre os engenhos Bombarda e Roncador, contendo área de reserva legal equivalente a 218 hectares; área de preservação permanente do Rio Una correspondente a 81 hectares; área permanente de preservação de nascente igual a 16 hectares e, por fim, área comunitária e para outros usos com extensão de 134 hectares.
Os moradores do Assentamento Valdir Ximenes são oriundos dos Engenhos Ilha e Jurissaca, no município do Cabo de Santo Agostinho. As famílias são acompanhadas pelos órgãos estaduais IPA e Iterpe, além da equipe social do Complexo Industrial Portuário de Suape.
![]() |
Entrega dos títulos de posse – julho/2013 |
![]() |
Planta Baixa |