-
Década de 70 – A concepção de Suape originou-se no moderno conceito de integração porto-indústria, já existente no Porto de Marseille-Fos, na França e de Kashima, no Japão.
-
A escolha da região de Suape para localização do porto se deu pelas seguintes condições: águas profundas junto à linha da costa, com cerca de 17 metros a cerca de 1,2 quilômetros do cordão de arrecifes; Quebra-mar natural formado pelos arrecifes; extensa área para implantação de um parque industrial; distância da movimentação metropolitana da cidade do Recife.
-
A partir de 1973, começou a ser elaborado o plano diretor para a implantação do complexo industrial e portuário, integrando extensa área para indústrias e serviços de apoio ao porto marítimo;
-
Em 1974 foi lançada a Pedra Fundamental do Porto de Suape no governo de Eraldo Gueiros Leite;
-
Em 1976, foi criado um grupo interministerial com a finalidade de examinar a viabilidade técnica, econômica e financeira do projeto. Com a conclusão desses estudos, em 1977, tiveram início os primeiros serviços e a desapropriação de cerca de 13,5 mil hectares de terras. Após essa fase, foram iniciadas as obras de infraestrutura portuária, sistema viário interno, abastecimento de água, energia elétrica e telecomunicações;
-
Em 7 de novembro de 1978, por meio da Lei Estadual nº. 7.763, criou-se a empresa SUAPE – Complexo Industrial Portuário, com a finalidade de administrar a implantação do distrito industrial, o desenvolvimento das obras e a exploração das atividades portuárias.
