Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Primeiro dia de vacinação no Porto de Suape imuniza 1.200 trabalhadores

Primeiro dia de vacinação no Porto de Suape imuniza 1.200 trabalhadores

|    Institucional

Serão aplicadas 4.500 doses nesta primeira semana. Vacinação continua nos dias 02 e 04 de junho

vacinacao6

vacinacao5

Um dia muito esperado pelos trabalhadores do Porto de Suape. Antes mesmo do horário marcado para o início da vacinação contra a covid-19, às 8h, os portuários já aguardavam para receber a primeira dose na manhã desta segunda-feira (31/5). No primeiro dia, 1.200 profissionais foram imunizados, contemplando o grupo composto pelo Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO - Suape), praticagem, operadores portuários pré-qualificados, agências de navegação, Tecon Suape, Localfrio, rebocadores, amarração e órgãos intervenientes.

"Depois de muita expectativa, a gente celebra o início da vacinação no Porto de Suape. Primeiramente, será aplicada a vacinação no público portuário mais vulnerável, aqueles que estão em contato direto com tripulantes das embarcações nos píeres e cais. Isso é fundamental para garantir mais segurança aos trabalhadores", explicou Carlos André Cavalcanti, diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da estatal portuária.

"A sensação de receber a vacina é de privilégio, porque nós que trabalhamos no Porto de Suape recebemos cargas de todos os lugares. Somos o centro da recepção logística do Estado. Então, é um alívio, é um direito e só temos a agradecer", comentou emocionado Ivo Silva Carneiro, coordenador de logística portuária da empresa Polo Operadores Portuários, o primeiro trabalhador vacinado.

vacinacao4

vacinacao3

vacinacao

A aplicação do imunizante está sendo administrada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ipojuca, município onde está localizado o atracadouro e a administração da estatal. O OGMO - Suape cedeu um local, dentro da área portuária, para a montagem da estrutura. A vacinação continua para os demais grupos definidos nos dias 02/06 e 04/06, das 8h às 16h, totalizando 4.500 doses nesta primeira semana, e seguirá em outras datas, conforme mais doses forem liberadas.

A infraestrutura necessária à operação, como instalação de toldo, de cadeiras com distanciamento necessário ao isolamento social, equipe de segurança a postos, entre outros equipamentos, foi toda preparada pela administração do porto.

Para ter direito à imunização, o trabalhador tem que apresentar CPF e crachá funcional no local da vacinação. Também é preciso constar o nome nas listas enviadas pelas empresas e entregues à administração de Suape a pedido da Secretaria Estadual de Saúde e Anvisa. Os portuários estão recebendo doses extras da vacina da AstraZeneca/Oxford, produzidas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que não alteram o plano de imunização do restante da população.

O grupo definido pelo Ministério da Infraestrutura abrange, neste momento, funcionários das autoridades portuárias, empregados de operadores portuários, terminais e trabalhadores avulsos. A vacinação nos portos acontece, simultaneamente, em várias partes do país, para evitar a contaminação da população por novas variantes do novo coronavírus.

vacinacao1

vacinacao2